Como tirar visto para a China

Conseguir visto chinês é muito mais simples do que se imagina. Mas planeje direitinho, porque também não é tão fácil quanto em vários países onde só precisamos mostrar o passaporte brasileiro e ganhamos um carimbo autorizando estadia de 30 dias.

Vou falar sobre os vistos mais comuns:
- Turismo (tipo L)
- Estudante
- Negócios (tipo M)

Mesmo para quem vai estudar na China, o mais indicado é tirar primeiro o visto de turismo. Depois que você chega lá, a escola te ajuda a tirar o de estudante, mas você precisa ter um visto válido para a entrada no país e aplicação do segundo visto.


Visto de turismo (L)


Como tirar visto de turismo para a China


Fiz o meu através de uma agência chamada China Vistos. Não estou recebendo nada para fazer propaganda deles, mas como os atendentes são super atenciosos e têm muita experiência com vistos chineses, eu já os recomendei para alguns amigos e agora aqui no blog também.

Como a agência é de São Paulo e eu estava em Floripa (Santa Catarina), mandei toda a documentação por correio. Confesso que deu um medinho de mandar meu passaporte, mas no fim deu tudo certo!
Em aproximadamente uma semana, já estava com meu visto nas mãos. Não precisa fazer entrevistas no consulado (como o visto para os EUA, por exemplo) nem comprovar renda. Veja os documentos necessários, preços e validade da estadia aqui.

Você pode conseguir visto de 1 entrada, 2 entradas ou múltiplas entradas (caso precise sair e entrar novamente no país). Normalmente, cada entrada tem uma estadia máxima de 30 ou 40 dias. Isso significa que, após essa quantidade de dias, você OBRIGATORIAMENTE tem que sair do país.
Se não sair, eles podem te obrigar a pagar uma multa ou até mesmo te prender! Uma tática bastante usada para que as saídas sejam mais simples, é ir a Hong Kong ou Macau. São consideradas Regiões Administrativas Especiais e "valem" como se você tivesse saído da China. E se não quiser, nem precisa ficar em nenhum desses lugares por muito tempo, o importante é cruzar e descruzar a fronteira.

Inclusive, muitos brasileiros que já estão na China e têm problemas ou que precisam renovar vistos, resolvem tudo de Hong Kong. Há várias agências lá que prestam esse serviço, mas nunca precisei usar nenhuma delas.


Visto de estudante

Como tirar visto de estudante para a China

A China Vistos também faz vistos de estudante, mas tirei o meu através da universidade que estudei (Shenzhen University). 

Não foi tão simples quanto o de turismo porque envolveu exames médicos e também uma entrevista (em inglês) na polícia chinesa. Porém, como a universidade estava intermediando tudo, eles ficaram responsáveis por levar os estudantes no hospital para fazer os exames e pelo agendamento das entrevistas. Também nos orientaram a respeito dos demais documentos necessários, taxas e onde ir para dar entrada e retirar o visto. O processo todo demorou uns 30 dias... Foi tranquilo fazer tudo mesmo sem falar mandarim o suficiente. 

Uma vantagem do visto de estudante é que normalmente a validade é de 7 meses, você consegue múltiplas entradas e não precisa ficar fazendo aquelas saídas a cada 30/40 dias.


Visto de negócios (M)

Esse é o visto de quem vai participar de feiras, visitar fornecedores/clientes ou fazer outros negócios que NÃO envolvam trabalho regular na China.

O visto de negócios foi meu terceiro visto chinês e, como retornei ao Brasil, também fiz com a China Vistos. O processo foi bem parecido com o de retirada de visto de estudante: mandei os documentos por correio, paguei e esperei o visto chegar. Mais detalhes sobre documentos necessários, preços e validade da estadia aqui.


Depois do visto em mãos, é só fazer as malas e vir desfrutar das belezas, oportunidades e curiosidades da China!

Ir para a China

Espero ter esclarecido as suas principais dúvidas! Caso ainda tenha ficado alguma, pergunte nos comentários ;)


--->>> Posts relacionados:
11 coisas que aprendi morando na China
Chineses: curiosidades que você provavelmente ainda não ouviu falar
O ano novo Chinês


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Mayume, quando voce foi fazer o visto de negocios precisou da carta convite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wellington. Precisei, sim. Essa carta é meio chatinha de conseguir... A minha sorte é que eu já tinha negócios com uma empresa chinesa, aí eles fizeram pra mim.

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.