Como fazer o Anmeldung em Berlim - guia definitivo!


Uma das palavras que logo começam a fazer parte do vocabulário de quem decide morar na Alemanha, quer fale alemão ou não, é o famoso Anmeldung.

Vamos começar pelo começo: o que é Anmeldung? No nosso bom português, essa palavra difícil significa "registro", que deve ser feito para registrar a residência na cidade onde se está morando.

Nas terras alemãs, infelizmente, mostrar uma fatura de luz/água/etc no seu nome NÃO serve como comprovante de residênia. 7x2, Brasil! haha

Para que serve o Anmeldung?

Ao fazer o Anmeldung, você receberá um certificado chamado Meldebestätigung. Esse sim vai ser o seu comprovante de residência e servirá para praticamente todos os procedimentos legais importantes, como por exemplo tirar um visto, matricular as crianças na escolinha e obter o número de identificação fiscal (pra poder receber salário e pagar taxas). Podem te pedir até para se inscrever em uma academia!

Quando e quem deve fazer

Se você pretende ficar na Alemanha por até 3 meses só como turista e depois ir embora, desencana. As autoridades não esperam e nem querem que os turistas façam esse registro, porque eles já tem bastante trabalho com a crescente população de 3,5 milhões.

Por lei, é necessário se registrar em até 2 semanas após começar a morar em um local fixo, com contrato e tal. Quem já fez o registro uma vez e depois mudou de casa, precisa atualizar os dados dentro desse mesmo prazo. 

Passo-a-passo de como fazer o Anmeldung (registro de residência):

  1. Encontre uma residência onde você possa se registrar
  2. Agende um horário para atendimento no Bürgeramt
  3. Reúna os documentos
  4. Compareça com uns 10 minutos de antecedência
Burgeramt para o Anmeldung em Berlim
Bürgeramt em Neu-Hohenschönhausen. Foi aí que fiz meu Anmeldung!


1. Residência para o registro

Como você viu no passo-a-passo ali em cima, o processo para retirar o Meldebestätigung em si é bastante simples, achar a casa que é difícil! Esse é um assunto tão complicado que merece um post dedicado só pra ele - ainda tô aprendendo sobre isso.

De forma bem objetiva, a residência permitida para o registro é aquela onde o proprietário está de acordo com a sua estadia lá.

Isso parece óbvio, mas fiquei surpresa com a quantidade de contratos de sublocação sem a autorização do dono que encontrei aqui em Berlim. Geralmente funciona assim: o inquilino tem um contrato de longa duração e resolve viajar por um período. Como pretende voltar, não quer quebrar seu contrato. Para fazer uma graninha extra (já que os preços dos aluguéis andam bem salgados), aluga seu imóvel para um terceiro sem que o proprietário saiba - vai que o inquilino pede e ele diz que não pode, né?!

O recomendável é optar pelas formas convencionais, ou seja, negociar diretamente com o proprietário ou através de uma imobiliária. Dessa forma, vai dar para fazer o Anmeldung sem problemas. Esses são alguns sites para encontrar moradia em Berlim que tenho utilizado: WG GesuchtImmobilienscout 24, Berlin99Crocodilian. Alguns conteúdos são somente em alemão, mas aí uso o tradutor do navegador mesmo. Também tem uma empresa de brasileiros que não é uma imobiliária, mas ajuda a encontrar residência e me pareceu bem boa: a Go Easy Berlin.

2. Agendamento de atendimento no Bürgeramt

Bürgeramt é um órgão público onde os cidadãos fazem o registro de residência, entre outros serviços.

O agendamento é feito através do site oficial do governo alemão. Como tem muitas opções e informações lá, aqui vai o link direto para o agendamento do Anmeldung. Após preencher tudo, você recebe um e-mail bem detalhado com tudo o que precisa saber: data, horário, endereço, seu número para atendimento, a documentação necessária e um link onde é possível alterar ou cancelar o agendamento realizado.

Nesse e-mail também diz que o pagamento só pode ser realizado com cartão, mas acredito que isso seja parte de uma mensagem automática para vários tipos de serviço, porque o Anmeldung é gratuito. Pode ficar tranquilo!

Ao acessar o link do agendamento, normalmente tem datas disponíveis para duas semanas após o dia atual. Há vários Bürgeramts espalhados pela cidade e é recomendável que você se registre naquele mais próximo da sua residência, mas também pode ser em outro que tenha um horário disponível antes, pois os que ficam nos bairros centrais são bem cheios.

Para casais oficialmente casados, é necessário um único agendamento para as duas pessoas.

3. Documentos necessários para o Anmeldung

  • Passaporte. Se tiver dupla nacionalidade, leve os dois.
  • Formulário de registro preenchido (Anmeldung bei einer Meldebehörde)*. Está disponível aqui e também lá no próprio Bürgeramt. Para casal, levar apenas um formulário para os dois.
  • Contrato de aluguel. Pode ser um contrato de sublocação que conste o seu nome, desde que você tenha o documento abaixo.
  • Confirmação de chegada preenchida pelo proprietário do imóvel (Wohnungsgeberbestätigung), disponível aqui.
  • Certidão de casamento original acompanhada de uma versão traduzida para o alemão por um tradutor juramentado**. Quem é solteiro não precisa levar a certidão de nascimento, mas para os casados é bom levar a de casamento para ser registrado em uma categoria de impostos reduzidos.

*Dica: no campo sobre religião, caso você não faça questão de informar a sua religião, aconselho deixar em branco ou preencher com um traço. Quem alega ter religião, paga taxas extras.

**Nesse link, recomendado por um funcionário do Bürgeramt, tem um banco de dados dos tradutores juramentados aqui na Alemanha com seus contatos e idiomas que traduzem. Recomendo contatar vários para pesquisar os preços, porque encontrei gente cobrando desde €40 até €140 - sim, por uma certidão de meia página!
Formulário para o Meldebestätigung
Formulário do Anmeldung (Anmeldung bei einer Meldebehörde)

4. Ida ao Bürgeramt

Chegando no escritório, basta ir até a recepção e mostrar (pode ser pelo celular) o e-mail que você recebeu com o número para atendimento. Eles vão entregar um ticket com esse mesmo número impresso lá na hora.

Aguarde seu número aparecer no painel e, quando for chamado, vá até a mesa informada com os seus documentos. Meu número foi chamado pontualmente no horário marcado.

Após entregar os documentos, a atendente digitou os dados no sistema. Em uns 10 minutos, estava tudo pronto e recebi o Meldebestätigung!

Esses dados são enviados para o departamento financeiro. Em torno de seis semanas após o registro, deve chegar uma correspondência com o número de identificação fiscal (Steuer-Identifikationsnummer) na residência registrada.
Carta do Anmeldung
Carta que recebi com o meu número de identificação fiscal (Steuer-Identifikationsnummer)

Dúvidas comuns: 

1. Dá para ir fazer o Anmeldung sem agendamento?
Dá, só não é aconselhável. Vi relatos de que o atendimento pode levar entre 1 e 2 horas. Agende com antecedência e vá tranquilo ;)

2. Hospedagem reservada pelo Airbnb serve para fazer o Anmeldung?
Depende. Se no imóvel em questão você conseguir aquela confirmação de chegada do proprietário (Wohnungsgeberbestätigung), tudo bem. Só a confirmação de reserva enviada pelo Airbnb não é suficiente! Hotéis e hostels, pelo que entendi, não são aceitos para o Anmeldung.

3. Tem problema se o contrato de aluguel for de curta duração?
Não. Meu contrato era de apenas um mês e consegui fazer o registro sem problema nenhum. Na verdade, a atendente mal olhou o contrato.

4. Ainda não consegui encontrar um lugar para mim, então estou morando temporariamente com um amigo/parente ou sob um contrato de sublocação. Posso levar apenas uma declaração de quem me acolheu alegando que moro lá?
Essa declaração serve para substituir o contrato de aluguel, mas precisa estar acompanhada da confirmação de chegada do proprietário (Wohnungsgeberbestätigung). Pelo que li (como não foi o meu caso, não posso afirmar) no grupo de expatriados em Berlim, a única forma de dispensar o tal documento preenchido pelo dono do imóvel é se a pessoa que fizer a declaração ou o contrato de sublocação estiver legalmente registrada naquele imóvel e possuir um contrato no nome dela que diga que ela está autorizada a sublocar o imóvel sem autorização prévia do proprietário.
No blog Settle-in-Berlin, que inclusive tem bastante informação útil, encontrei esse modelo de declaração.

5. Posso fazer o Anmeldung antes da data de início do meu contrato de aluguel?
Pode ser que você esteja morando temporariamente em um lugar e consiga alugar um imóvel para morar a partir do mês seguinte, por exemplo. Mesmo com o contrato já assinado em mãos, o ideal é ir ao Bürgeramt somente depois da data de início do contrato. Vi relatos de pessoas que disseram ter explicado para o atendente que já estavam morando no local antes do contrato e conseguiram fazer o registro sem problemas, mas acho meio arriscado.

6. Os funcionários falam inglês no Bürgeramt? Eles são rudes?
Eu não falo nada de alemão. A recepcionisa não falava nada de inglês. A "comunicação" rolou porque só precisei mostrar o e-mail com o meu agendamento para ela saber o que eu queria - mais um motivo para não ir sem agendamento! Ela falou comigo em alemão pausadamente (como se fosse ajudar haha) e fez sinais para explicar que eu deveria esperar o número aparecer no painel, depois entrar na porta do final do corredor quando fosse chamada. A segunda atendente, que fez o registro propriamente dito, falava um inglês não muito bom, mas suficiente para realizar o procedimento e explicar tudo - por exemplo, para dizer "você receberá uma carta", ela disse "you will become a letter". Ambas foram super simpáticas!
Certificado Meldebestätigung
Esse é o famoso Meldebestätigung, documento que recebi ao fazer o Anmeldung: nada mais do que uma tabela impressa em A4 com seu nome completo, data de nascimento e endereço do imóvel

E é isso! Após o Anmeldung, você já pode começar a se preocupar com as outras burocracias com Ausländerberhörde, seguro saúde, conta no banco...

Como sempre, qualquer dúvida é só perguntar :)

Um abração e boas viagens para nós!


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Ausländerbehörde sem agendamento | Burocracia em Berlim

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Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
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