Como viajar sem saber falar inglês ou outro idioma local


Cada viagem que faço é um sonho realizado. Quanto mais diferente é o lugar e a cultura, mais eu curto, porque gosto das surpresas que essas diferenças trazem. O único problema é que outra cultura muitas vezes vem acompanhada de outro idioma que a gente não domina.

Mas o que muita gente não sabe é que é possível, sim, viajar sem saber falar inglês ou qualquer que seja a língua do país de destino. Com toda a experiência que tenho em viagens e após ver tantos brasileiros pelo mundo, posso afirmar com toda a certeza: não saber outro idioma não te impede de fazer uma excelente viagem a qualquer lugar. Pode até limitar um pouco, mas se o seu sonho é botar os pés fora da nossa fronteira, não é a língua que vai te impedir.
Na China sem saber falar chinês
Ruas da China, onde eu era praticamente muda e analfabeta... morei lá por 2 anos e continuo sã e salva!

Quem quer ir para o exterior falando somente português, pode ir feliz, mas vai precisar se planejar muito bem. Para te dar uma mãozinha, reuni dicas de tudo que fiz - ou gostaria de ter feito - em países que visitei sem conhecer o idioma.

Preparação da viagem


- Escolha a forma de viagem mais adequada para você
Eu sempre prefiro viajar de forma independente, porque gosto de fazer tudo do meu jeito e normalmente sai bem mais barato. Porém, se você está muito inseguro e prefere algo "sem erro", pode optar por viajar em excursões, contratar uma agência de viagens ou até um guia para te acompanhar, nem que seja só em alguns passeios mais complicados ou importantes.

- Comece por países que têm o idioma parecido com o português
Uma coisa que ajuda bastante no sucesso de uma viagem é ter experiência como turista. Embora as atrações variem completamente, turismo é uma atividade muito parecida em qualquer lugar do mundo! Então mesmo que você não fale a língua local, vai saber se virar bem se for experiente. Portugal é um ótimo país para primeiro destino internacional e, pra quem não fala inglês, a segunda melhor opção é qualquer país onde o espanhol predomina. Mesmo que você nunca tenha estudado uma palavra sequer de espanhol na vida, fora do Brasil ele é quase a sua primeira língua. Outra opção é aproveitar pra visitar aquele amigo ou parente que tá morando fora e vai poder te ajudar.

- Faça um seguro de viagens
Mesmo com tudo planejado direitinho, imprevistos podem acontecer. Nenhum país está livre de extravio de malas, acidentes, doenças e furtos. Portanto, é altamente recomendado que você contrate um seguro internacional que atenda em português - a maioria o faz -, para caso a situação fique feia.

- Planeje a viagem completamente antes de embarcar
Faça um roteiro dos pontos turísticos que quer visitar e veja como chegar em cada um deles. Anote os nomes e endereços completos destes locais. Salve uma cópia do roteiro em português para você e imprima uma versão no idioma local. Caso não tenha nenhum amigo para traduzir para você, use o tradutor do Google mesmo.
Usando o Google Maps na China
Google Maps me salvando na China

- Prepare os documentos
Verifique se o país para onde você está indo exige alguma documentação específica. Alguns, por exemplo, requerem determinadas vacinas e um comprovante internacional de que você as tomou. Além dos documentos específicos, leve impresso:
a) Uma cópia da sua passagem aérea, constando as datas de entrada e saída no país que pretende visitar - isso é uma das coisas mais importantes na hora de passar pela imigração!
b) Sua reserva do hotel (de preferência no idioma local e com endereço completo do estabelecimento).
c) Dados do seguro.
d) Comprovação financeira. Pode ser o extrato dos últimos 3 meses da sua conta bancária, seu saldo do cartão Travel Money e o próprio cartão de crédito internacional.

- Informe-se sobre a cultura do país de destino
Sempre vale a pena checar se o país restringe ou exige determinado hábito. Em alguns países árabes, por exemplo, não é adequado às mulheres andarem sem um lenço na cabeça e com roupas muito justas ou curtas. Ingerir bebidas alcoólicas nas ruas também pode ser crime em vários locais.

Durante a viagem

- Na imigração
Simplesmente dê um sorrisinho para cumprimentar o agente e entregue todos os documentos que falei acima (roteiro da viagem, passagem aérea, reserva do hotel, dados do seguro e comprovação de renda) + o seu passaporte. Talvez seja legal levar um bilhetinho escrito "I don't speak English" (eu não falo inglês), para caso ele tente perguntar algo que já está nos documentos. Se a pergunta vier em espanhol e você compreender, tente responder pausadamente em português mesmo.

- Ida ao hotel
Com o endereço do hotel impresso na língua local, fica fácil pegar um táxi. Não esqueça de verificar antes pela internet qual é o preço médio, para não ser enrolado. Metrô em cidades grandes costuma ser bem sinalizado e simples, então também pode ser uma boa opção.

- Tenha sempre em mãos algumas frases úteis
Tente aprender a falar pelo menos "olá", "por favor", "sim", "não" e "obrigado" na língua do país de destino. Isso demonstra simpatia e as pessoas gostam que você tente aprender o idioma delas. Dessa forma, fica até mais fácil conseguir que alguém te ajude caso seja necessário. Para frases mais complexas, leve tudo traduzido impresso: "quanto custa, onde fica, banheiro, água, aeroporto, hotel, senha da wifi. etc". Investir naquelas cartilhas de conversação básica também pode ser uma boa ideia. Não pra aprender todos aqueles diálogos, mas para mostrar, caso precise.

- Celular com tradutor grudado em você
Vai ser o seu melhor amigo em possíveis emergências. Há diversos aplicativos mobile que funcionam até offline, inclusive o Google Tradutor. Aproveite!

- Alimentação
Opte por restaurantes que têm cardápio com fotos, era o que eu fazia na China. Aliás, "tem cardápio com foto?" pode entrar para a sua listinha de frases úteis. Em último caso, aponte para o prato de alguém que esteja comendo algo que você queira. Outra opção é comprar refeiçoes preparadas em supermercados, o que é comum na maioria das cidades minimamente grandes. Além de ser fácil de comprar e mais barato, é bacana pra encontrar alimentos interessantes mundo afora.
Dica de como pedir comida sem saber falar a língua local
Massinha tipo de panqueca com ovo, alface e shoyu. Esse prato eu comprei apontando!

- Ande sempre com mapas
Provavelmente seu hotel vai te dar (ou vender) um belo mapa com os principais pontos turísticos da cidade. Leve ele aonde for, tanto para se localizar sozinho quanto para apontar algum lugar se for pedir informação a alguém. Além do mapa, pegue um cartão de visitas do hotel e carregue com você. Assim fica garantido que sempre vai conseguir voltar pra lá.

- Apele para o espanhol
O espanhol é muito falado no mundo inteiro. Ainda que você esteja em um país de outro idioma, muitas cidades do mundo inteiro estão preparadas para receber turistas hispanohablantes. Essa "preparação" inclui mapas, material turístico explicativo e instruções diversas em espanhol. Peça por esse idioma e você vai tirar tudo de letra!
Como se virar sem saber inglês ou outro idioma local
Placa na Holanda... não é em espanhol, mas nem tudo está perdido: entendi que eles querem uma curtida no Facebook!

- Na dúvida, copie
Se você não sabe, por exemplo, como comprar uma passagem de metrô, observe como outras pessoas fazem e faça igual.

- Não tenha vergonha de fazer mímicas
Eu sei, pode parecer ridículo, mas e daí? Talvez seja a única opção que te salve de algum apuro. Além do mais, ninguém vai te conhecer lá mesmo, então não tem problemas passar um micozinho hahaha

- Divirta-se
É por diversão que você está viajando. Mesmo com limitações linguísticas, aproveite o máximo que puder. Já passei alguns apuros, mas depois acabei rindo deles e vendo que tudo valeu muito a pena. Na dúvida de se algo é permitido ou não, faça - com bom senso, né!
Como se virar sem saber inglês ou outro idioma local
Espero que ali não esteja escrito "Proibido sentar"


Pra fechar, minha dica principal é: por mais que seja completamente possível viajar sem saber outra língua, TENTE aprender outra língua. Se não for para essa viagem, que seja para a próxima. Dominar outro idioma faz bem para turistar, fazer amigos estrangeiros, ser mais independente, conseguir empregos melhores e impulsionar a sua atividade cerebral. Enfim, faz bem pra vida!


Se ainda está inseguro sobre partir monoglota ou ficou com alguma dúvida, comente! Aproveite que aqui você pode se expressar em português à vontade :P

Abraços e boas viagens para nós!

Artigos relacionados a essa postagem:
11 coisas que aprendi morando na China

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

15 comentários:

  1. Coragem em ter pedido aquele prato! Não me parece ovo hahaha

    Realmente aprender novas línguas é desafiador e gratificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Na China, às vezes, ou vc tinha coragem, ou ficava com fome hahaha... mas aquilo era ovo mesmo pq eu vi ele fazendo antes de pedir. E vou te falar: era bem gostoso :D

      Valeu pela visita e pelo comentário, Daniel. Grande abraço!

      Excluir
  2. Mayumi, que legal essas dicas! Muito obrigada! Excelentes viagens pra você. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada também pelo comentário! Espero ter contribuído com dicas úteis para as suas próximas viagens. Beijos!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Alberto. Fico feliz que vc tenha gostado :)

      Excluir
  4. Oi Mayumi... Já faz algum tempo que venho te acompanhando no Twitter... Adoro seus posts...Acho suas dicas super legais.
    Estou me preparando para a primeira viagem internacional da minha vida. Vou passar oito dias em Buenos Aires. E estou anotando todas as suas dicas...
    Parabéns pelo ótimo trabalho!!! Abraços, Cláudia Jacqueline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacque!
      Que legal que você me acompanha e curte! Fico muito feliz em saber, porque a gente nunca sabe o que as pessoas estão achando do conteúdo hehe. Valeu mesmo pelo feedback :)
      A primeira viagem internacional é sempre inesquecível e é a porta pra muitas outras. Tenho certeza que você vai adorar! Eu amei Buenos Aires, tanto que estou pensando seriamente em dar mais uma passadinha por lá em breve. Falando nisso, você o que já postei sobre BsAs? Por enquanto tem 2 posts e 1 vídeo, mas quero ver se escrevo mais quando der tempo: http://www.mundodeviajante.com/2016/05/buenos-aires-primeiras-impressoes.html , http://www.mundodeviajante.com/2016/06/como-ir-do-aeroporto-ezeiza-ao-centro-de-buenos-aires.html e https://www.youtube.com/watch?v=-gEMdDB4fcQ
      Muito obrigada pelo carinho! Outro abraço pra você.

      Excluir
  5. Olá. Meu marido recebeu uma proposta de trabalho em Londres ��. Só que não falo nada alem do básico do básico em inglês, claro que vou me esforçar para aprender o máximo, mas é aí? Tem dicas para mim? Obrigada e bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shirlei. Uau, que coisa boa! Se você fala o básico do básico, já é um bom começo hehe. Para os momentos de perrengue, as dicas que tenho são as que estão aqui nesse post, mas aconselho você a aprender o inglês, claro. O mais interessante seria já fazer um curso voltado para conversação antes de ir, para chegar um pouco mais segura. Caso não possa investir ou não tenha tempo, tenta ir estudando por conta pela internet. Usei bastante esse site pra aprender espanhol e acho que ajudou: https://www.duolingo.com/ - é de graça! Depois tem vários canais no Youtube de brasileiros que dão dicas de inglês. Vai dando uma olhada ;) Lembra que o mais difícil o seu marido já conseguiu, que foi o visto e o trabalho. O inglês é só querer e se esforçar que vc consegue e vc vai ver como vão abrir muitas portas depois que conseguir se comunicar bem. Foi graças a esse idioma que eu consegui trabalhar menos e receber bem mais por hora. Aproveita a oportunidade e boa sorte! Um abraço!

      Excluir
  6. Obrigada pela resposta. Esse já conheço, tem um melhor, o Wlingua é muito bom. Acho que a gente fica procurando formas mágicas né? Rsrs
    Ainda não sei se vamos, mas já vou me preparando. Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada pela dica! Adoro aprender novas línguas, então com certeza vou dar uma olhadinha no Wlingua.
      Hahaha a gente tenta, mas estou cada vez mais convencida de que elas não existem. Mesmo para o inglês, que já domino, volta e meia aprendo umas palavras ou expressões novas. Não adianta, a fluência só vem com o tempo e com muita dedicação mesmo.
      Entendi... em todo o caso, indo ou não, o que vc conseguir aprender vai ser lucro, né? Um beijo e sucesso aí também :*

      Excluir
  7. Olá Mayumi, bacana de se ver sua disposição. eu que sempre tive entraves com comunicação pessoal, aprendi a botar a cara e descobri muita coisa legal, fiz até uma viagem em moto até o Atacama, e imagine, dois franceses que nos ajudaram a pedir a refeição, pois não entendíamos o cardápio, rimos até hoje quando lembramos da situação. Pelo que comentou no início do blog, vi que é assim em qualquer parte do mundo, acabamos por se virar e depois é só rir das cenas e situações.
    Parabéns pelo Blog.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosevaldo!

      Sem dúvidas, a comunicação é um fator chave pra gente conseguir não só aproveitar melhor as viagens, mas também se dar bem em outros aspectos da vida. Exercitá-la (nem que seja com mímicas) nunca é demais.
      É assim mesmo que funciona, porque ninguém sabe todas as línguas do mundo! Então quem gosta bastante de viajar, sempre vai ter um lugar onde vai precisar se comunicar de uma forma, digamos, mais criativa hehe. Eu volta e meia também me pego rindo de umas situações cômicas que passei em viagens. E isso é uma delícia, né?!

      Adorei seu comentário, muito obrigada :D Um abração pra vc!

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.