As ruas da China


Será que você tem uma boa noção de como são as ruas da China?

Somente quando cheguei lá eu me dei conta de que sabia muito pouco sobre esse país tão influente no mundo inteiro. E quanto mais eu conversava com amigos e familiares, mais percebia o quanto o país também era uma interrogação para eles. Uma vez um amigo perguntou se eu morava em uma vila e se o lugar era muito menor do que Florianópolis... A verdade é que simplesmente não dá pra comparar Floripa com nenhum lugar da China, tanto pela dimensão quanto pelo estilo.

Antes de continuar lendo, lembre-se que a China é gigantesca e, portanto, seria humanamente impossível falar de todas as ruas daquelas terras. Sendo assim, vou falar do que eu conheço. Morei em duas cidades: Shenzhen e Guangzhou. Ambas ficam na mesma província (Guangdong), no Sul do país, pertinho de Hong Kong. Como os nomes são fáceis de confundir, não culpo aquele meu amigo por não saber que essas cidades estão entre as maiores e mais desenvolvidas da China.

Então, muito longe de vilas antigas, as paisagens que vou mostrar aqui são todas bem urbanas. Acho digno começar pelos prédios, que roubam a maior parte da cena:
Como são as ruas da China: prédios modernos em Guangzhou
Prédios modernos em Guangzhou. Veja como eles gostam de enfeitar tudo com LED!

Mas nem todos eles são tão bonitos... Os antigos são apagadinhos e bem mais baixos, geralmente sem elevadores. A foto abaixo foi tirada de cima do meu prédio, que tinha 32 andares. Veja o contraste de alturas entre os prédios novos e antigos:

Contraste entre os prédios na China

Obs: você reparou na cor inusitada do sol nessa foto que acabou de ver? Estava igualzinho ao vivo! Meio rosado, encoberto pelo smog nosso de cada dia.

...Mais algumas construções bonitas que faziam parte do nosso dia a dia:


Essa era "só" uma passarela, com direito a escada rolante e elevador!

E onde estão aquelas construções pontudas com decorações em dourado e vermelho? Não existem mais? Existem sim! Veja esse restaurante:

construções tradicionais chinesas


As ruas principais também são bonitas de se ver: arborizadas e com plantações bem cuidadas.

Ruas arborizadas na China
Rodovias chinesas bem cuidadas


E por lá há vários parques. Sinto falta deles!
Parques na China
Pedrinhas arredondadas que massageavam os pés no Parque Lixiang

Mas nem tudo são flores. Bastava virar a esquina de uma daquelas ruas bonitonas pra chegar em lugares feios e sujos.
Sujeira nas ruas da China
Passagem bem em frente ao nosso condomínio. Às vezes limpavam, mas no dia seguinte já estava assim de novo.
As ruas da China: sujeira em frente aos restaurantes
Acredite, esse amontoado de coisas nojentas ficava bem próximo à entrada de um restaurante. E muitos outros eram como esse.

Já ouviu falar no jeitinho chinês? Acho que o deles é um pouco pior que o brasileiro:
As ruas da China: enjambramentos
Banca de revista apoiada em duas pilhas de lajotas... super seguro!
Isso é uma bacia de ovos cozidos no shoyu e eles estavam à venda (provei e é uma delícia!). Como não tinha mais espaço no quiosque, apoiá-los em cima de uma lata velha enferrujada pareceu uma ótima ideia.
Esse tipo de enjambramento é bem comum em barraquinhas de street food.

Falando em street food, dificilmente você não vai encontrar muitas opções desses "deliciosos" espetinhos pelas ruas de qualquer cidade da China:

Comidas típicas nas ruas da China


Já algo mais restrito às cidades modernas são as baladas.  Os chineses sabem que estrangeiros curtem baladas e lugares bonitos, então fizeram uns espaços caprichados para atrair os foreigners:

Baladas na China

Geralmente são galerias ou complexos formados por vários bares e restaurantes. A comida servida é no estilo ocidental, os atendentes falam inglês e as músicas mais tocadas são as americanas.
O legal é que eles não costumam cobrar pra entrar, então você pode fazer um "tour" e conhecer todas as baladinhas. Em compensação, eles lucram nas bebidas. Algumas custam mais de 10 vezes o preço do supermercado.

Ainda na parte de entretenimento, os shoppings chineses também merecem destaque. Nesse quesito, posso comparar um pouco com a minha cidade natal só para dar uma noção melhor... O maior shopping de Floripa por enquanto é o Iguatemi. Pois eu diria que ele não chega aos pés dos shoppings de médio porte da China. E lá tem um em desses cada esquina! Eles são tão grandes que você cansa caminhando de uma extremidade à outra, isso só em um dos andares. As lojas também são enormes e as praças de alimentação (internas e externas) contam com restaurantes especializados nas comidas de todos os países que você imaginar.
Shoppings centers na China
Shopping Center em Shenzhen, na estação de metrô Window of the World
E assim como todos os outros lugares, os shoppings estão sempre cheios. Chineses amam comprar!

Os esportes também são um passatempo bem presente na vida desse povo de olhinhos puxados. Shenzhen contava com vários ginásios e complexos desportivos. A Decathlon chegou lá bem antes de vir para o Brasil. Veja como as quadras são bem disputadas utilizadas:

Prática de esportes na China


Talvez por serem tão grandes, as cidades chinesas se vêem obrigadas a descentralizar. O resultado disso se reflete em muitos supermercados, restaurantes, lojas e shoppings espalhados em diversos pontos. E eles se misturam com os condomínios residenciais, sem uma separação clara de ruas, calçadas e estacionamentos. É facinho de se perder! Imagino o quanto deve ser difícil trabalhar no correio de lá...

No meu prédio era mais ou menos assim: havia três saídas e uma delas (foto abaixo) tinha um supermercado do lado direito e um conglomerado de restaurantes na frente. Só depois de caminhar um pouco mais, chegávamos à rua de fato.
Condomínios residenciais na China
Obs: o tapume, no meu lado esquerdo, mostra como são a maioria das propagandas chinesas: super coloridas e com desenhos infantis.
 A foto acima também registrou o dia em que fui embora desse país cheio de curiosidades. Naquele dia era difícil imaginar quanta saudade eu ia sentir de cada pedacinho da grande China...



Posts relacionados:

O Ano Novo Chinês

Chineses: curiosidades que você provavelmente ainda não ouviu falar
11 coisas que aprendi morando na China
Como tirar visto para a China


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.