O que te impede de viajar?


Acabamos de começar mais um ano. Aposto que por volta das zero horas desse ano, muita gente (talvez você esteja incluso aqui) prometeu para si mesmo: "esse ano a minha viagem sai!" Alguns até já escolheram um destino específico - o meu foi a Tailândia e seus vizinhos... vamos ver se rola!


A menos que você já esteja com a passagem comprada, tenho uma triste notícia: talvez não dê certo. Temos uma péssima tendência de adiar não só viagens, mas várias coisas que queremos fazer. Deixando-nos levar pela pressão social em busca do dito sucesso, acabamos sempre nos ocupando com trabalho/estudo e investindo o salário todo na casa, no carro, no guarda-roupa, no cachorro...

Calma, não tô querendo acabar com os seus planos. Muito pelo contrário! Como sei que é muito mais fácil adiar a viagem de novo e de novo do que fazer as malas, vim te dar meus humildes conselhos pra evitar que isso aconteça com você.

Razões que costumamos dar para não viajar


1. Não tenho dinheiro / não quero gastar muito

Essa é a mais básica de todas! Não é à toa que o Mundo de Viajante é bem focado em formas de economizar e viajar barato. Tem muita informação sobre isso espalhada aqui pelos posts, mas um bom ponto de partida é aprender a economizar para viajar e seguir essas 4 dicas para economizar em viagens internacionais. Se você clicar naqueles links, vai concordar que às vezes o dinheiro está lá sim, você é que não está sabendo fazer ele render todo o seu potencial.

Sobre não querer gastar muito, depende os seus conceitos de "gastar" e de "muito". Quanto é muito para você ter experiências únicas, que vai levar para o resto da vida? E agora sou obrigada a completar com uma frase clichê que desconheço o autor: "viagem não é gasto, é investimento pessoal".

2. Não tenho companhia / tenho medo

É maravilhoso viajar acompanhado, mas também é ótimo viajar sozinho. Aliás, viajar é sempre excelente haha! Pense bem... se você continuar esperando por alguém e as pessoas ficarem te dando desculpas, você nunca vai, certo?

Quanto ao medo, não se iluda: estamos em constante perigo todos os dias, ainda mais morando no Brasil. E para evitar possíveis problemas não relacionados à segurança, pesquisar costuma ser bem eficaz.

Eu já me aventurei sem ninguém pela Europa e adorei. Recomendo ler o que escrevi sobre essa questão de medo e falta de companhia, com dicas para mulheres que querem viajar sozinhas. Mesmo se você for homem, a leitura também é válida ;)
Se você realmente quiser companhia, acaba achando pela viagem!

3. Tenho crianças

Ok, eu sei que quando tem criança envolvida, nem tudo é tão simples. Agora não ser simples não quer dizer que seja impossível. Já acompanhei diversos relatos de pais - ou só mães - que partem com seus babies. Dá pra conseguir berços adaptados em aviões e hotéis, escolher passeios mais tranquilos e conseguir exceções para levar carrinhos, cadeirinhas, alimentos e medicações aonde a família for. Informe-se e você vai ver que isso não é nenhum grande problema.

4. Não tenho tempo

Todos nós temos as mesmas 24h por dia, a questão é como preferimos usá-las. Será que você precisa mesmo vender as suas férias de novo? Ou atrasar um pouco a sua formatura da faculdade vai fazer tanto mal pro seu currículo? Analise com carinho. Se todo o resto parecer mais importante, talvez você não queira tanto assim viajar. E se nunca foi, não sabe o que tá perdendo hehe!

5. Sou deficiente físico

Esse caso é mais ou menos como o item anterior: algumas adaptações podem ser necessárias, mas você também pode viajar, sim. Procure por dicas de viajantes que tenham o mesmo perfil que você, tenho certeza de que encontrará indicações de lugares, estratégias e procedimentos que vão facilitar o seu lado. Pra provar que tenho razão: conheço um leitor aqui do blog que, além de já ter feito várias viagens sendo deficiente, comentou sobre uma ideia de organizar cruzeiros acessíveis.

6. Não sei falar a língua do local que desejo visitar

Nem vem que isso não é desculpa! Posso falar com propriedade porque cheguei na China sem saber dizer um "oi" sequer e me virei muito bem. Também fui para os Estados Unidos com um inglês bem fuleiro e arranjei 2 empregos. Basta ter vontade, organização e, claro, cara de pau haha.
Eis o artigo onde ensinei tim-tim por tim-tim como viajar sem saber falar inglês ou outro idioma local

7. Acho muito complicado tirar visto, passaporte e essas coisas

Aprender a ir atrás e descobrir as informações que precisamos é uma daquelas coisas úteis pra vida, sabe? Sério mesmo, seja para viajar ou não. E te garanto: para a maioria dos procedimentos complicados de viagem, há um tutorial disponível no Google.

Para o passaporte, saiba que dá pra fazer tudo aqui pelo site da Polícia Federal e depois indo em alguma sede desse órgão. Não tem mistério. O site disponibiliza uma seção de dúvidas frequentes e até os telefones para contato. Fora isso, também é possível optar por países que não exigem passaporte de brasileiros - Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. É possível cruzar a fronteira portando somente o RG, desde que esteja em bom estado e seja recente (expedido no máximo há 10 anos e caso você não esteja muito diferente da foto).

Se o seu problema for visto, pode pesquisar os procedimentos do país específico ou optar por locais onde nós, brasileiros, somos isentos. O pessoal do Esse Mundo é Nosso separou uma lista massa com 97 possibilidades.

Quem não quer se incomodar, sempre pode pagar um pouquinho a mais para agências que vão ficar felizes em ajudar com esses procedimentos

8. Queria fazer viagens mais longas, mas não posso abandonar a minha carreira

Oras bolas, então escolha um tipo de viagem que contribua para a sua carreira! A minha, na verdade, deu um belo "upgrade" fora do Brasil. Tá certo que eu estava longe de ter um cargo alto em alguma empresa quando decidi botar o pé na estrada, mas é fato que viagens podem ser muito benéficas para qualquer profissional.

Você pode tentar estágios, intercâmbios, fazer cursos, pesquisas e por aí vai. Não encare como um abandono, mas sim como uma pausa para aperfeiçoar as suas habilidades, para investir em você.

9. Tenho pessoas que dependem de mim

Esse é um caso que, dependendo das condições, realmente não tem muito jeito. Falei a respeito disso e de outras situações que acredito que, de fato, impossibilitam algumas pessoas de viajarem, no artigo Sobre viajar sem pensar no amanha.


Dicas para fazer a sua viagem acontecer

Você pode contar várias desculpas para si mesmo, mas seja realista: se quer mesmo viajar, se esforce de verdade para que isso aconteça! Ninguém vai fazer isso por você.

Pra mim, "se esforçar de verdade" significa não desistir no primeiro empecilho. Se está com alguma dificuldade, pesquise sobre ela. É bem provável que outras pessoas tenham os mesmos problemas que você. Com sorte, alguém achou uma solução pra esse problema e contou isso no Google. Tente encontrar ;)

Ser flexível também ajuda bastante. Se o destino que você pensou inicialmente vai fugir muito do orçamento, tente encurtar a viagem ou escolha outro lugar. Ou junte grana por mais tempo e vá depois, nem que seja só no ano seguinte. O importante é ter um plano e segui-lo.

Torne a viagem uma prioridade. A partir do momento que você encará-la dessa forma, todo mundo à sua volta, cedo ou tarde, vai se acostumar com a ideia e vai respeitar. Comigo e com muita gente que conheço, foi assim. Se já tem a grana e um tempo disponível, estabeleça as datas e compre as passagens de uma vez! Talvez apareça algum aniversário ou outro evento no período da sua viagem, mas paciência, não podemos ter tudo nessa vida. Depois você compensa de alguma forma.


Pra fechar, vou compartilhar aqui um vídeo (em inglês) de uma menina que tinha o sonho de viajar pra sempre, mas não tinha dinheiro. Mesmo assim, ela tornou o sonho realidade. Sei que isso não se aplica a todo mundo e talvez você nem queira esse estilo de viagem, mas achei a inspiração bem válida :)



Agora conta aqui nos comentários: o que te impede de viajar?


Um abração e boas viagens para nós!

Artigos relacionados a essa postagem:

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.