Que tipo de viajante você é?


Um hábito muito comum entre os viajantes modernos é sair vasculhando blogs e fóruns sempre que vem à mente a possibilidade de uma nova viagem. Essas pesquisas já me renderam dicas impagáveis sobre como economizar ou quais pontos não turísticos visitar em determinadas cidades. Falando nisso, escrever para o Mundo de Viajante é uma forma de retribuir e dar continuidade a essa troca de informações super bacana.

O problema é quando a dica vem de alguém que não é como você. Alguém que tem um estilo diferente de curtir as viagens, que está disposto a investir muito mais (ou menos) grana em determinadas experiências e por aí vai. Aí a pessoa diz:
- "Não deixe de comer nesse restaurante, é maravilhoso!" Você chega lá e os preços são uma facada.
- "Esse memorial não vale a pena visitar, é basicamente uma estátua de uma mão." (foi o que me falaram sobre o Memorial do Holocausto de Miami) Fui mesmo assim e adorei, o local me marcou bastante.
- "Ficar mais do que 3 dias na cidade X é um exagero." Depende, não se você gosta de passar horas em museus e dias inteiros em belas praias.

Praça Taksim Istambul
Vista da Praça Taksim em Istambul, Turquia.
Algumas pessoas estão sentadas na grama, relaxando e observando. Outras, preferiram caminhar para ver tudo de pertinho. Há também aqueles que estão nas lojas comprando e, ainda, os que curtem registrar tudo do outro lado da câmera (eu! hehe).

Por mais que todos tenham escolhido o mesmo destino, cada um tem o seu jeito viajante de ser. Quanto mais eu leio relatos e dicas de viagens e conheço viajantes pelo mundo, mais isso fica claro para mim.

Saber que tipo de viajante eu sou me ajuda a planejar melhor as minhas viagens. Reconhecer os perfis dos outros é excelente para filtrar informações úteis. Refletindo sobre isso, identifiquei 7 grupos típicos de viajantes... veja se você se encaixa em algum deles e saiba quem vai te dar as melhores dicas:

  • Mochileiro high level

Tiro o chapéu pra essa galera! Já vi relatos incríveis de pessoas que viajam com pouquíssimo ou zero dinheiro e acabam colecionando experiências inesquecíveis. Apesar de já ter dormido ao relento em uma praia em El Nido, feito CouchSurfing e pego algumas caronas, não me considero inclusa nesse perfil. Os mochileiros high level partem sem um roteiro engessado, com poucas datas programadas e confiam corajosamente na bondade de desconhecidos, que lhes oferecem hospedagem, carona, comida ou seja lá o que for. Esse pessoal é cheio de histórias pra contar e de dicas pra dar, embora nem todo mundo tenha coragem de segui-las.

  • Turista 5 estrelas

Costuma optar por conhecer os países mais pops, fica hospedado em grandes redes hoteleiras e anda bastante de táxi. Vai saber te indicar excelentes restaurantes e agências de turismo, mas todos caríssimos. Infelizmente, isso acaba tornando as indicações um pouco inúteis para quem não tem muita grana.

Deve ser uma delícia viajar no estilo 5 estrelas e não julgo quem tem condições para fazê-lo. Talvez porque essa não seja a minha situação, acho cômodo demais para o meu gosto. Penso que mesmo que caaaso um dia eu tenha dinheiro suficiente, não vou querer ser esse tipo de turista (pelo menos não em todas as viagens). Na maioria das vezes, é pegando um busão ou se perdendo que as maiores aventuras da viagem acontecem. Um perrenguezinho de vez em quando faz bem pra todo mundo! :D

  • Turista conservador

Tem um comportamento parecido com o turista 5 estrelas, mas gasta menos. Não é grande fã de programas que envolvam riscos, como visitas a vulcões ou a prática de esportes radicais. Costuma viajar no máximo uma vez por ano, nas férias. Por mais que ame a ideia de sair mundo afora e saiba os benefícios gigantescos que as viagens podem trazer, prezam demais a vida certinha que têm no Brasil para investir mais em viagens. A maioria dos viajantes conservadores são pessoas com mais de 40 anos ou jovens que ainda estão começando a viajar. Eles podem dar ótimas dicas de "roteiros sem erro", fáceis de seguir.

  • Viajante estudante 
É maravilhoso usar o estudo como desculpa pra morar em um outro país e poder imergir naquela cultura. O viajante estudante costuma saber muito sobre a cidade onde mora: de baladas a cafeterias aconchegantes, dos pontos turísticos aos mais típicos costumes locais. A desvantagem é que as aulas o prendem em um local, limitando as viagens por cidades e países vizinhos às brechas de feriados e férias. Além disso, normalmente não dá para conciliar estudo e trabalho, o que limita o orçamento.

Sala de aula Shenzhen University
Sala de aula na Shenzhen University, em Shenzhen, China. Estudei mandarim lá por 6 meses :)

  • Turista comprador compulsivo

Geralmente formado por uma classe média fissurada em comprar produtos de marcas caras e fazer selfies em frente aos pontos turísticos mais famosos do mundo. Tudo bem que você tem todo o direito de ter uma foto em frente à Torre Eiffel, eu mesmo tenho uma e não condeno quem faz o mesmo. Também não culpo ninguém por querer comprar coisas baratas e de qualidade, o que costumamos encontrar em viagens. Sei bem que comprar pode ser muito prazeroso. Mas poxa, tem gente que viaja SÓ pra isso. Desculpa se você é assim e se ofendeu, mas sou obrigada a falar que acho um desperdício de tempo, dinheiro e oportunidade. Se você tem 3 dias em Miami, não gaste os 3 em outlets. Experimente passar o seu tempo também fora das lojas. A cidade é cheia de outros atrativos interessantes que aposto que eles te farão lembrar dela com mais carinho do que uma blusa nova o faria.

A menos que você se encaixe aqui, as dicas dessa galera serão bem superficiais para você...

  • Viajante pão duro

Adoro! Mesmo que passe muito tempo ou até more em determinada cidade, o viajante pão duro pode ir embora sem ter conhecido algumas atrações famosas. Por não ter muita grana, é organizado, criativo e aventureiro. A limitação financeira também o faz selecionar criteriosamente os passeios/pontos turísticos que irá visitar. Apesar de ser pão duro, ele sabe que cada centavo destinado às viagens é um investimento com retorno garantido, que sempre vale muito a pena! O viajante pão duro pode dar dicas excelentes de como economizar uns bons tustões, mas, normalmente, quem tá acostumado com padrões mais elevados de conforto, não estará muito disposto a seguir as tais dicas.

Se você se identificou com esse perfil, não deixe de ler esse post, cheinho de estratégias para viajar barato ;)

Como chegar aos Rice Terraces em Guilin China
Passo-a-passo para fazer a trip do Rice Terrace em Guilin, na China. Claro que existia um tour caro que te buscava no hotel, levava até o local e trazia de volta. Mas esse cartaz (de um hostel onde me hospedei) explicava aos hóspedes pão duros como fazer por conta própria para economizar.

  • Blogueiros de viagens / nômades digitais

Grupo que surgiu nos últimos anos... São pessoas que amam tanto viajar, que esquematizaram tudo para viverem viajando ou, melhor ainda, viverem de viagens. Grande parte dessa galera começou como viajante pão duro, mas atualmente tem grana e tempo disponível para aproveitar as mais diversas experiências que uma viagem pode oferecer. Costumam ser as fontes mais completas para pegar informações sobre viagens, embora alguns blogs sejam bem focados em um público específico, tipo o turista 5 estrelas.

----

Em qual deles eu me encaixo? Hahah eis a questão! Acho que comecei mais próxima do turista conservador, na minha primeira viagem aos Estados Unidos. Peguei gosto pela coisa e, como a grana estava longe de ser suficiente, virei viajante pão dura, estágio no qual estou até hoje. Mas também já fui viajante estudante e considero que tenho uma pitadinha (bem inha) de mochileiro high level. Meu objetivo é me firmar como nômade digital, o que já estou encaminhando.

Independentemente de qualquer perfil ou categoria, tenho certeza de que experiências marcantes são o que as viagens podem nos trazer de melhor. Mesmo sendo pão dura, estou disposta a pagar caro por momentos que vão me impressionar, emocionar e fazer sentir aquele friozinho gostoso na barriga.

Segurar arraias em San Andres
Arraia queridona que segurei em San Andrés, no Caribe colombiano.
Toda vez que olho essa foto eu lembro como ela era macia ^^

Outra coisa que curto é tentar fugir da zona turística e me misturar aos locais. É assim que as maiores surpresas aparecem!


Gostaria de deixar claro que nenhum viajante é melhor que outro. Como falei lá no início do artigo, são apenas jeitos diferentes de curtir as viagens. Acho que o ideal mesmo é você se conhecer e, se possível, não ficar preso a um único estilo. Pegar um pouquinho de cada vai deixar a sua viagem mais diversificada e interessante - é a minha humilde opinião...

Agora me conta, vai: que tipo de viajante você é? Se encaixa em algum desses perfis ou tem um pouquinho de cada? Sabe de algum outro estilo de viajar que eu não mencionei? Comenta aqui embaixo ou fala comigo no Twitter! Não tem graça ficar escrevendo sem saber o que você acha ;)

E boas viagens para nós!


Artigos relacionados:
Viajar barato: 4 dicas para economizar em viagens internacionais
O primeiro ano depois que pedi demissão: como me tornei nômade digital
CouchSurfing: é seguro e vale a pena?


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.