House sitting: tudo o que você precisa saber a respeito!

O que é House Sitting
Recentemente descobri algo que fez o meu coração de viajante saltar de alegria, tornando possível o sonho de viagens longas e frequentes por um custo incrivelmente mais baixo: o House Sitting.

Já escrevi outros artigos dando dicas de acomodações baratas e até de graça, como o CouchSurfing. Não vou dizer que uma forma é melhor do que a outra, porque cada uma tem suas vantagens e particularidades. O grande lance do house sitting, na minha opinião, é poder ficar hospedado por bastante tempo - semanas ou meses - QUASE de graça, com muito conforto e privacidade. Portanto, considero a hospedagem ideal para quem é nômade digital* (viaja trabalhando pela internet) ou simplesmente curte viagens longas.

*Se você faz parte desse time, não deixe de conferir as casas nômades ;)

O que é house sitting?

Uma boa tradução para esse termo inglês é "cuidador da casa". A ideia por trás desse nome é a seguinte: uma pessoa ou família possui uma casa (geralmente com animais de estimação) e decide viajar. Para que a residência e os pets não fiquem abandonados, o proprietário permite que um viajante se hospede lá e tome conta de tudo, em troca de não ter que pagar aluguel.

Muita gente diz que house sitting é uma forma de hospedagem gratuita, mas não é. Claro que considerando os gastos regulares com hotéis, principalmente em um padrão parecido ao das casas que você consegue através do house sitting, os custos de acomodação através desse sistema são irrisórios. Eu falo sobre eles e outros detalhes no tópico abaixo.

Como funciona o house sitting?

Há plataformas que conectam os proprietários e os viajantes. Ambas as partes precisam cadastrar perfis e pagar anuidades para mantê-los ativos. Cada site cobra sua própria taxa, que costuma variar entre U$20 e U$100 por ano. Com toda a economia agregada, até que é bem razoável, né?

Os sites mais famosos nesse ramo são o TrustedHouseSitters, o MindMyHouse e o KiwiHouseSitters (esse último focado na Nova Zelândia). Mas há vários outros, focados na Europa, nos Estados Unidos e etc. Veja links com mais opções no final deste artigo.

O processo para definir quem vai cuidar de qual casa funciona assim: 
Como funciona House Sitting(1) O proprietário publica um anúncio, dando informações sobre a casa (localização, cômodos e afins), os animais de estimação (geralmente essa é a maior preocupação deles), o período disponível e as responsabilidades esperadas. Em raros casos eles solicitam que o estrangeiro contribua com alguns custos, como energia elétrica. Mas repito: isso é bem raro.
(2) Os viajantes se candidatam para o anúncio, quase como se fosse uma vaga de emprego. Embora haja a opção de o proprietário convidar um house sitter (cuidador da casa), eles acabam não precisando fazê-lo, já que chovem candidaturas.
(3) O dono da casa escolhe quem preferir e avisa a pessoa.
(4) Após o período da estadia, o viajante vai receber uma avaliação no seu perfil, deixada pelo proprietário.

As responsabilidades esperadas do house sitter geralmente incluem: alimentar e dar carinho aos animais, levá-los para passear e ao veterinário, recolher correspondências e manter a casa limpa. Às vezes é solicitado cuidar do jardim, limpar a piscina e outras atividades. Porém, em alguns casos, os donos da casa continuam mandando faxineira e jardineiro enquanto o viajante está lá. Cada casa é um caso!

Talvez você esteja se perguntando: mas não seria mais fácil para os proprietários mandarem os animais para aqueles hotéis especializados ao invés de colocarem um estranho na casa deles? Não exatamente, por dois motivos: para os animais, é muito menos estressante ficar em casa. Além disso, o house sitter pode cuidar de outros afazeres e ainda evita que o imóvel seja assaltado por parecer abandonado.

House sitting é seguro e confiável?

Sim e não.

Sempre vai haver a possibilidade de perfis fakes e tal, mas é só saber analisar. Assim como no CouchSurfing, o sistema de avaliações acaba proporcionando uma certa segurança. Além disso, as fotos, descrições dos perfis e trocas de mensagens entre proprietários e house sitters vão determinar quem é confiável ou não.

Vantagens e desvantagens do house sitting

Como tudo na vida, house sitting tem seus aspectos positivos e negativos...

+ Vantagens:
+ A economia é um fator inegável! Como a hospedagem é um dos gastos que mais pesam em viagens, através do house sitting você pode ficar mais tempo no mesmo local ou reduzir drasticamente suas despesas. Além das diárias propriamente ditas que você deixa de pagar, dá pra economizar muito na alimentação, pois você terá uma cozinha disponível e não ficará somente nos bairros turísticos com restaurantes caros, onde hotéis e hostels costumam ficar.
Vantagens e desvantagens do House Sitting+ Privacidade e aconchego - esqueça o ambiente impessoal do hotel, a muvuca dos hostels e a interação com o morador no CouchSurfing. A casa é toda sua!
+ Vivenciar a cultura como um morador local - mesmo que por tempo determinado, é como se você morasse lá.
+ Facilidades como internet e carro disponível - sim, muitos moradores deixam seu carro (já com seguro) para os house sitters levarem os animais ao pet shop e acabam liberando para uso pessoal também. A internet nas residências costuma ser mais rápida e estável do que em hotéis.
+ Mordomias como piscina e mobília completa, para você se sentir realmente em casa.


- Desvantagens:
- Tarefas domésticas, que não seriam necessárias em outras formas de hospedagem paga. Mas relaxa que ninguém espera que você fique faxinando a casa, é só o basicão mesmo.
- Dependendo do que for estabelecido pelos donos da casa, você não poderá ficar muito tempo fora de casa. Ex: fazer trips para cidades vizinhas pode não ser possível. Já vi casos em que os pets não conseguiam dormir sozinhos hehehe.
- Pagar a anuidade completa do site de house sitting, mesmo que você não use por vários meses.
- Nem sempre terão ofertas disponíveis para a cidade específica que você quer ir.
- É preciso zelar muito por um perfil com feedbacks positivos.

O que é preciso para ser um house sitter?

- Gostar de animais, de verdade.
- Ser limpinho - se você deixar a casa toda suja, provavelmente vai receber uma avaliação negativa e não vai conseguir mais nada. O lado bom é que nós, brasileiros, geralmente temos bons hábitos de limpeza e higiene. É provável que você deixe a casa mais limpa do que como encontrou.
- Saber inglês - os anúncios e as negociações com os proprietários costumam ser em inglês. Alguns proprietários também podem querer falar com você por Skype ou telefone para se sentirem mais seguros, então é necessário se comunicar minimamente bem.
- Visto - não espere que os donos da casa te ajudem com vistos. Faça todas as verificações de visto normalmente, como se não fosse fazer house sitting.
- Carteira de motorista internacional - não é um requisito, mas alguns proprietários podem pedir caso desejem que você dirija para realizar alguma atividade específica.

Dicas para conseguir o primeiro house sitting

Como as avaliações no perfil são um critério bem importante na hora de escolher um house sitter, conseguir o seu primeiro assignment (tarefa de cuidar da casa) pode ser bem difícil. Para facilitar a sua primeira aprovação, não tem outro jeito: capriche muito no perfil e nas candidaturas

Quanto ao perfil: preencha tudo detalhadamente; coloque fotos suas com animais; caso já tenha cuidado de pets de amigos ou familiares, peça a eles que deixem avaliações para você (eles não precisam estar cadastrados no site para fazer isso, embora essa qualificação seja diferente daquela deixada pelos proprietários cadastrados no site) e, se possível, grave um vídeo se apresentando, para tornar tudo mais pessoal. Não esqueça que a pessoa estará dando a chave da casa dela para você, então mostre-se o mais confiável possível.

Para as candidaturas, ressalte seus pontos positivos. Deixe claro porquê o proprietário deve escolher você e não outra pessoa. Lembre-se de que muitos outros viajantes também estarão mandando propostas para o mesmo anúncio que você.

Referências

Como descobri o house sitting muito recentemente, ainda não tive a oportunidade de testar. Mas achei quem já fez para poder te mostrar!

O pessoal do Vida Cigana já se hospedou várias vezes através do house sitting e tem uns relatos bem interessantes. 

No blog VagaMundagem eu encontrei uma lista bacana de outras opções de plataformas para house sitting (além daquelas mais famosas que citei lá em cima), já acompanhadas dos valores das anuidades e de outras informações importantes.

Créditos das imagens: TrustedHouseSitters e MindMyHouse.


Ficou com alguma dúvida? Comenta!

Se achou esse artigo útil, compartilhe com aquele seu amigo viajante ;) 


Posts relacionados:
O primeiro ano depois que pedi demissão: como me tornei nômade digital


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.