Por que viajar mexe tanto com a gente?


Dizer que viajar é uma experiência única, transformadora e incrível já virou clichê. Eu mesma tô sempre falando isso. Esses dias parei pra me perguntar: mas por que viajar é tão bom? O que acontece nas viagens que mexe tanto com a gente?

Bastou me concentrar por poucos minutos para que várias respostas começassem a surgir na minha mente... 7 respostas, pra ser mais exata!

1. Porque viajar é a realização de um sonho

Temos a mania de criar sonhos grandiosos e praticamente impossíveis de serem alcançados. Tipo "ser feliz", "alcançar o sucesso profissional", "ter estabilidade financeira" e "encontrar o marido ou esposa ideal". Mas será que os conceitos de cada um desses termos estão bem claros na nossa cabeça? Na maioria das vezes, não.

Já viajar é um sonho tangível. Muita gente deseja conhecer determinado lugar, seja no Brasil ou fora dele. Para os mais ambiciosos, o sonho pode ser viajar mundo afora, pisar em todos os continentes ou turistar por algumas dezenas de países.

Aí a gente economiza, planeja tudo e vai! Simples assim, porque depende apenas de nós mesmos. Só quem já fez isso sabe o quanto é emocionante caminhar por aquele lugar depois de ver tantas fotos na internet. Ao vivo, tudo é ainda mais lindo e mágico... E quando a viagem acaba, vamos embora felizes e realizados, com aquela sensação gostosa de ter investido em felicidade :) Mesmo eu, que já viajei bastante, continuo com essa sensação. Porque realizar sonhos vicia e cada novo destino guarda seus encantos.
Caminhar pelas ruas de Londres foi, sem dúvidas, a realização de um sonho. Eu transbordava de felicidade naquela cidade linda!

2. Porque as viagens trazem de volta aquele tempero que o dia-a-dia não tem

Mesmo que os nossos dias tenham muitas coisas boas, como conforto, a companhia de pessoas que amamos e a beleza da cidade onde moramos, é praticamente impossível aproveitar tudo isso plenamente. Seja porque estamos cansados de trabalhar ou estudar, pela falta de tempo, ou simplesmente por já estarmos acostumados com uma rotina que passa no piloto automático. Não adianta, o ser humano é insatisfeito por natureza e não se contenta em ter sempre as mesmas coisas.

E viajar dá aquela sacudida geral, é como uma verdadeira injeção de adrenalina! Primeiro vem a correria com os preparativos, depois a ansiedade pra chegar logo, e então a alegria de estar lá. Dormimos fora de casa, comemos em locais diferentes a cada refeição, presenciamos e fazemos o que não esperávamos. Ah e como essas surpresas são inesquecíveis! Viajando nos permitimos ser mais aventureiros e menos exigentes, pois outra oportunidade daquela não haverá. Mesmo que você faça os mesmos roteiros no futuro, a situação nunca vai ser igual.  
Imagine como o meu coração bateu mais forte quando segurei uma arraia em San Andrés

3. Porque viajando acumulamos grandes aprendizados...

...daqueles que levamos para a vida e queremos contar pra todo mundo!

Quando conhecemos outras culturas, fica mais fácil pensar fora do nosso mundinho. Principalmente se cruzarmos as fronteiras nacionais, percebemos que as pessoas ganham a vida e se divertem de formas diferentes das nossas, e têm outros conceitos para palavras banais como amizade, respeito e solidariedade. Aprendendo mais sobre eles, acabamos por entender melhor sobre nós mesmos. Nesse texto, por exemplo, conto 11 coisas que aprendi morando na China

Viajando podemos ter um gostinho do que é viver em outra economia, outro clima, outras paisagens. Talvez você descubra que o estilo de vida que tem na sua cidade é muito bom e passe a dar mais valor para ele, ou talvez expanda os horizontes e veja o quanto tudo pode ser melhor. 

Mais do que aprender, viajar nos possibilita ver, comer, tocar ou se divertir com algo que nunca fizemos nem ideia de que existia. E o melhor é que não importa quantas cidades ou países já tenham sido explorados, pois quem tem olhos curiosos sempre encontra aprendizados aonde quer que vá.
Aprender mandarim não deu muito certo, mas olha que eu tentei...

4. Porque em viagens tudo é muito intenso

Rola uma mistura louca de sentimentos: a emoção de estar realizando um sonho, o coração batendo mais forte com as novas aventuras, a insegurança por tudo em volta ser desconhecido e, pra quem viaja por longos períodos, a carência inconsolável de quem sente saudades. No final da viagem, tem ainda o aperto no peito ao sentir que está acabando e as lembranças marcantes daquela experiência inesquecível.

5. Porque viajar é experimentar realidades diferentes 

Você planeja uma realidade, experimenta e, quando cansa (ou quando o dinheiro/tempo acaba), volta pra sua "vida normal". Com um novo destino, é possível montar outro cenário, com personagens e atividades diferentes. Isso é ou não é uma delícia? :D
Quando fiz um intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos, trabalhei em um daqueles cinemas bem clássicos, sabe?

6. Por causa das pessoas que conhecemos

Elas geralmente são a razão das nossas maiores emoções.

É viajando que conhecemos as pessoas mais inusitadas, nascidas em países dos quais não sabemos muito além do nome, que nos contam histórias ou que têm hábitos "estranhos" (ao menos sob o nosso ponto de vista) e que nos fazem rir ao tentarem falar português. O curioso é como essas pessoas que conhecemos em viagens se tornam íntimas tão facilmente!

Mas os mais especiais são aquelas que acabamos de encontrar na rua e, mesmo assim, nos ajudam no que podem sem esperar nada em troca. E os que, de tanto compartilhar histórias, sentimentos e pontos turísticos, se tornaram os melhores companheiros de viagem. No fim das contas, deixamos amigos pelo mundo e ficamos torcendo para encontrá-los entre uma conexão e outra.

7. Porque viajar é a forma mais efetiva de descobrir quem somos de verdade

Pode parecer estranho, mas estar longe de todos que conhecemos dá uma sensação de liberdade sem igual. Não me interprete mal, é claro que eu gosto de estar perto da minha família e dos meus amigos, eles são parte de mim. O grande lance é que a outra parte a gente só descobre quando se afasta deles por determinado período.

Como assim? Bom, tudo começa com as opiniões. Normalmente gostamos de pedir conselhos para quem confiamos e nos preocupamos com o que elas acham a respeito do que somos ou fazemos. Então quase tudo na gente acaba tendo muita influência dos outros. Mas se você não tem a quem pedir conselhos e não tem ninguém para te julgar, acaba seguindo suas próprias intuições, em qualquer âmbito. Fora isso, também tem a questão do tempo que você dedica às pessoas queridas. Eliminando visitas, passeios, festas e barzinhos, sobra mais tempo para investir em você mesmo, o que pode ser muito positivo para seu crescimento pessoal e até profissional. Digo isso por experiência própria, porque a minha carreira profissional mudou completamente enquanto eu viajava.

Sim, isso é meio egoísta mesmo, mas você não acha que o autoconhecimento é importante? Talvez você descubra novos hobbies e interesses, desperte alguma habilidade sua que estava adormecida ou até resolva adotar um estilo alternativo de se vestir. E essas mudanças podem te fazer mais feliz, já que estão mais de acordo com o que você é, com a sua essência.
A China definitivamente me transformou em outra pessoa


Já li por aí e concordo plenamente que a gente nunca volta o mesmo de uma grande viagem. Pra mim, isso acontece porque viajar mexe tanto com a gente, através dessas 7 diferentes formas que acabei de explicar :)

Se você concorda, discorda ou tem algo a acrescentar, comente aqui embaixo. Abri meu coração e será ótimo saber a sua opinião também! Também vou ficar muito feliz se você compartilhar esse texto com os amigos que gostam de viajar ou que estão pensando em entrar para esse Mundo de Viajante.


Abraços e boas viagens para nós!


Artigos relacionados a essa postagem:
11 coisas que aprendi morando na China
O primeiro ano depois que pedi demissão: como me tornei nômade digital
San Andrés: o Caribe colombiano
A Síndrome do Viajante Frequente (SVF)

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

8 comentários:

  1. Adorei e me identifiquei com cada pedacinho, Mayumi!
    Você já leu o livro A Arte de Viajar? Ele explica um bocado sobre essas sensações que a gente tem quando se aventura pra um lugar diferente ♥ Dá uma olhada, acho que você vai gostar: http://vontadedeviajar.com/a-arte-de-viajar/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda! Não conheço esse livro ainda, mas se ele fala sobre isso tenho certeza que vou gostar haha. Vou conferir sim... obrigada pela indicação!
      Outro beijo pra vc :*

      Excluir
  2. Oi Mayumi, me identifiquei muito com seu post, principalmente porque viajo quase sempre sozinha, então também tenho que virar de vez em quando e as vezes quando mesmo sabendo o idioma e o que quero perguntar, bate aquele branco e não sai nada, rs, mas é ótimooo, encoraja, pé na estrada, cada dia uma nova aventura. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juju! hahaha imagino... viajar sozinha é ainda mais louco, né?

      Obrigada pelo comentário! Beijão :*

      Excluir
  3. Muito legal seu texto .. Me identifiquei muito .. Somente de sair da zona de conforto já abre a mente pra muita coisa.

    Parabéns pelo texto um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber que você se identificou, Bruno! Realmente... e acredito que pessoas com mentes abertas, conseguem levar a vida de um jeito mais leve :)

      Muito obrigada pelo feedback! Outro abraço pra você!

      Excluir
  4. Viajar é um aprendizado e uma experiência que ficam para sempre em nossas vidas . Admiro sua visão do mundo e da vida. Amo viajar e valorizo cada vez mais o jeito simples de viver. Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Janete, não tenho como concordar mais com você. Depois que comecei a viajar, também tenho vivido de um jeito cada vez mais simples e acho isso libertador.

      Um abração e obrigada pela sua mensagem <3

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.