Hospedagens baratas: 6 sites para você economizar


A hospedagem é uma das grandes preocupações em toda viagem. Esse assunto envolve tantas opções que mesmo eu, que já rodo pelo mundo há uns bons anos, tô sempre aprendendo novas formas de reservar hospedagens baratas.

Já falo direto em hospedagens baratas porque quem está disposto a pagar mais, não tem muita dificuldade: basta fazer a reserva através de uma agência ou contatar diretamente um daqueles hotéis de rede grande, que geralmente estão bem localizados e são mega confortáveis.

Nada contra! Mas quem acompanha o Mundo de Viajante, sabe que não sou dessas hehe.

Claro que preço também não é tudo, porque a acomodação precisa ter a ver com a vibe da sua viagem. Tem gente que não abre mão da privacidade, outros preferem se hospedar no centro da cidade e há também aqueles que querem se sentir como um morador local.
Airbnb hospedagem econômica
Sala de estar de um apê super aconchegante que reservei pelo AirBnb
Fonte: AirBnb.com

Pensando nisso, selecionei aqui embaixo 6 sites para encontrar hospedagens baratas. Elas podem ser usadas tanto por mochileiros viajando sozinhos quanto por famílias, para viagens internacionais e pelo nosso Brasilzão.

Booking.com

O Booking é um dos sites de reservas mais conhecidos entre os viajantes independentes (que viajam sem intermédio de agência). Possui uma imensa variedade de hotéis, albergues, pousadas, casas e apartamentos disponíveis. Uso desde as primeiras viagens que fiz e, apesar de ter aderido a outras formas de reservar hospedagem, não o abandono!

VANTAGENS

1. Possibilita o cancelamento da reserva de forma totalmente gratuita em até 24 horas do seu check-in - ou um pouco antes, dependendo da política da acomodação em questão.
2. Tem diversos tipos de hospedagens em praticamente qualquer cidade do mundo. Dos albergues mais baratos de Floripa aos luxuosos hotéis de Pequim, o Booking não te deixa na mão!
3. Permite comparar preços, localizações e avaliações de forma fácil entre todas as opções de acomodações cadastradas em seu banco de dados.
4. É possível fazer a reserva de forma imediata, sem aprovação prévia.
5. Não cobra nenhuma mensalidade ou anuidade para se cadastrar e fazer reserva, nem comissões.
Hospedagem econômica Booking
Mais algumas características anunciadas lá no Booking


DESVANTAGENS

1. Os preços são inflexíveis, pois são definidos pelos hotéis, hostels, pousadas e etc. Não há possibilidade de negociação.
2. Apesar de o site ser um ótimo comparador de preços, nem sempre as opções mais baratas estarão cadastradas ali. Leia os próximos tópicos que você vai entender por que!

O Booking.com é parceiro do blog. Ao reservar e concretizar sua hospedagem por qualquer um dos links que coloquei neste artigo ou pela caixa de busca aqui embaixo - também disponível na barra lateral direita do blog, acessível em qualquer post -, você ajuda o Mundo de Viajante a ganhar uma pequena comissão para se manter. Não se preocupe, você não desembolsa nada a mais por isso: o preço fica o mesmo fazendo a reserva diretamente no site do hotel, no Booking ou aqui. Quem paga a comissão que vem pro blog são os hotéis, não você ;)



AirBnb

Disponível em várias cidades pelo mundo, o site vem ganhando cada vez mais popularidade entre os brasileiros. Considero o AirBnb uma forma de hospedagem revolucionária, um dos protagonistas do turismo colaborativo.

Seu grande diferencial é que quem oferece a hospedagem não é uma empresa, mas sim uma pessoa como eu e você, que possui um espaço à disposição para alugar. O proprietário decide se quer alugar apenas uma cama, um quarto inteiro ou a residência completa. Depois define os períodos de disponibilidade e as regras da casa. Os hóspedes analisam e escolhem a melhor opção para eles. A negociação e o pagamento ocorrem através da plataforma AirBnb.com, que garante alguns mecanismos de segurança para ambas as partes.

VANTAGENS

1. Diárias baratas: geralmente sai bem mais barato do que ficar em hotéis, mesmo nos de categorias simples. Em alguns casos, também sai mais em conta do que quartos individuais ou até mesmo dormitórios de albergues, oferecendo muito mais privacidade. 
2. É excelente para ter experiências mais autênticas em viagens, conhecendo o estilo de vida de um morador local e se hospedando na casa dele.
3. Para manter avaliações positivas, os anfitriões costumam ser cuidadosos com a limpeza do local e a comunicação com os hóspedes. Apesar de não terem a obrigação, os anfitriões geralmente dão dicas para o hóspede aproveitar melhor a cidade além daquele ambiente turisticão.
4. Além do quarto, o hóspede também pode usar outros espaços comuns da casa, como sala e cozinha - isso me ajudou a economizar MUITO com alimentação no meu mochilão na Argentina e no Chile.
5. Há hospedagens simples e de alto padrão, atendendo vários perfis de viajantes.
6. Não cobra nenhuma mensalidade ou anuidade para se cadastrar.
7. Permite comparar preços e filtrar localizações facilmente.
8. É possível negociar o preço e algumas condições com o proprietário.
9. É uma forma de renda extra para o proprietário.

DESVANTAGENS

1. O site cobra taxas tanto do anfitrião quanto do hóspede, embora não sejam valores absurdos. As taxas variam, sendo discriminadas na simulação de cada reserva que você faz.
2. Em cidades pequenas, as opções para aluguel ainda são poucas ou nulas - quando fui para San Pedro de Atacama, por exemplo, só havia uma opção e não achei vantajosa. Acabei ficando em um hostel que encontrei pelo Booking.
3. A reserva depende da aprovação do anfitrião, então nem sempre é possível conseguir ficar no local que você gostou.
4. Nem todo proprietário é um bom anunciante/negociador. Vários anúncios não possuem boas fotos e, em alguns casos, os donos dos imóveis demoram para responder as dúvidas dos viajantes.
5. Alguns albergues começaram a se cadastrar no AirBnb, o que é meio frustrante porque desvirtua completamente o propósito do site. Por isso, aconselho a ler cuidadosamente todos os detalhes dos anúncios, assim dá para identificar quando não é bem o que você está procurando.

Comecei a usar o AirbBnb há poucos meses e me apaixonei por esse misto de preço bom, privacidade, conforto e autenticidade que ele oferece. Gostei tanto que não tenho sentido mais vontade de ficar em hostel, a não ser quando as opções são escassas. Pretendo fazer um post detalhado em breve contando as experiências que tive com o site e dando umas dicas!

Se você se cadastrar no AirBnb por um dos links que coloquei aqui nesse post, eu e você ganhamos $27 dólares na sua primeira reserva.
Acomodação barata pelo AirBnb
Fonte: AirBnb.com

CouchSurfing

É a rede social que mostra quanta gente legal existe no mundo. Se você nunca ouviu falar, saiba que é uma forma de hospedagem que não envolve dinheiro (isso mesmo, é grátis!), mas sim a troca de experiências. O site conecta viajantes que precisam de hospedagem aos que estão dispostos a recebê-los em suas casas, apenas porque gostam de conhecer novas pessoas, ouvir histórias e ajudar.

Já me hospedei várias vezes dessa forma e adorei. Contei em outro post como funciona o CouchSurfing, se é seguro e dei dicas pra quem quiser experimentar.

VANTAGENS

1. Completamente gratuito.
2. Possibilita uma troca cultural e uma experiência ainda mais autêntica do que o AirBnb.
3. É a sua grande chance de conhecer pessoas com bom coração e fazer amizades pelo mundo.

DESVANTAGENS

1. Nem sempre é fácil conseguir alguém disposto a te receber, por N motivos. Exige bastante dedicação para encontrar um local. Falei sobre isso aqui.
2. Como não é um serviço, o anfitrião não tem qualquer obrigação em colocar fotos e descrever com precisão o local da hospedagem. Embora você possa perguntar, sempre é possível ocorrer uma surpresa - agradável ou não.
3. Nunca tive problemas com isso, mas a segurança é um fator de peso, pois pode ser perigoso se hospedar na casa de um completo desconhecido.
4. Apesar de a estadia ser flexível, não é comum o hóspede ficar mais de 3 dias.
hospedagem gratuita couchsurfing
Fonte: CouchSurfing.com

House Sitting

Quase na mesma linha que o CouchSurfing, é uma hospedagem com bastante bondade envolvida, só que não chega a ser de graça. Na verdade, é mais uma troca de favores. Funciona assim: uma pessoa tem uma casa e precisa viajar. Para não deixar a casa sozinha, o dono permite que algum viajante se hospede lá em troca de atividades simples como recolher correspondências, regar as plantas e, na maioria dos casos, cuidar dos pets. Não é esperado que o hóspede faxine a casa, mas que a deixe, no mínimo, do mesmo jeito que encontrou.

Geralmente se paga só a assinatura do site onde os anúncios das casas ficam disponíveis. Há várias plataformas que possibilitam essa forma de hospedagem e cada uma tem seu preço - mas todos são irrisórios comparados às várias diárias que pagamos em hotéis ou albergues. Confira alguns preços e mais infos sobre como funciona o House Sitting.

 VANTAGENS

1. Quase de graça.
2. Oferece privacidade total, pois o proprietário não ficará em casa enquanto você estiver lá.
3. Na maioria dos casos, as casas são super confortáveis.

DESVANTAGENS

1. Não é fácil conseguir aprovação dos anfitriões para se hospedar por house sitting.
2. Não há flexibilidade de datas, pois a disponibilidade para o viajante depende de o dono da casa estar viajando.
3. House sitting ainda não é popular em muitos lugares. Embora haja opções espalhadas pelo mundo todo, é em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e no Oeste Europeu que se encontra uma boa quantidade de casas cadastradas.
4. Em todos os sites que conheço, é preciso pagar anuidade para se cadastrar.

Ano passado me cadastrei e tentei fazer House Sitting através do TrustedHouseSitters, mas infelizmente não consegui nada. Em grande parte, a culpa do fracasso foi minha, pois não insisti e nem fui flexível o suficiente. Tinha vários planos na época e, infelizmente, não podia viajar pra qualquer lugar. Recomendo tentar esse tipo de hospedagem apenas quem tem bastante flexibilidade de datas e destinos - planejo tentar de novo quando estiver nessas condições. Para quem não fala outro idioma além do português, também vai ficar bem difícil porque a boa comunicação com os proprietários é essencial.
como funciona o house sitting
Oportunidades disponíveis agora no TrustedHouseSitters na Europa, África e Ásia

NightSwapping

Já ouviu falar em troca de casas? 

Há plataformas que se propõem a intermediar a troca de casas entre viajantes, de modo que você pague as diárias de onde vai ficar na mesma moeda: com hospedagens na sua casa. Em alguns sites as viagens devem ocorrer de forma simultânea e apenas em pares: você fica na casa do fulano enquanto ele fica na sua. 

Gostei do NightSwapping porque o esquema é diferente, muito mais flexível:
- Ao receber um hóspede pelo NightSwapping, você ganha créditos de diárias;
- Esses créditos podem ser usados para se hospedar na casa do mesmo hóspede que você recebeu ou em qualquer outra propriedade cadastrada no site;
- Os créditos podem ser utilizados quando você quiser;
- Você nem precisa hospedar alguém na sua casa para conseguir créditos de diárias, é possível comprá-los e os preços são bem convidativos: de €7 a €49, independentemente do número de hóspedes.

VANTAGENS

1. Não cobra nenhuma mensalidade ou anuidade para se cadastrar.
2. Possibilidade de pagar as diárias em dinheiro ou com hospedagens na sua própria casa.
3. As viagens de quem paga diárias com hospedagens não precisam ser simultâneas.
4. Assim como no AirBnb, é possível alugar residências inteiras ou somente um quarto, o que torna as diárias mais flexíveis.

DESVANTAGENS

1. Cobra uma taxa de €9,90 no momento da reserva, mas esse valor inclui um seguro.
2. Em algumas cidades, há poucas opções de hospedagens disponíveis.
3. Depende de aprovação do anfitrião.

Ainda não consegui usar o NightSwapping porque quando viajei encontrei pouquíssimas opções cadastradas nos lugares onde fui, mas pretendo experimentar em viagens futuras.
NightSwapping crédito de diárias
Fonte: NightSwapping

WorkAway

Essa é a alternativa mais roots de todas! Eu mesma nunca tentei, mas é algo que cogito fazer. Por achar super interessante, resolvi compartilhar aqui :)

Como o próprio termo "Work" no nome já deixa claro, essa não é uma forma de hospedagem ideal para quem está viajando para curtir as férias. Por outro lado, é perfeita pra alguém que esteja buscando uma experiência diferente e querendo conhecer outra cultura gastando pouco. Ao invés de pagar as diárias com dinheiro, o hóspede paga com sua mão de obra.

O WorkAway conecta anfitriões interessados a oferecerem hospedagem - e alimentação, em muitos casos - a viajantes que estejam dispostos a ajudar. Pode ser com tarefas domésticas, jardinagem, colheita em fazendas, manutenção, aulas de idiomas ou tantos outros tipos de trabalho. As acomodações mais comuns são casas de famílias, mas também vi pousadas e acredito que existam outras opções.

Geralmente, espera-se que o hóspede fique por ao menos algumas semanas, ou até mesmo durante meses. A carga horária de trabalho varia de acordo com os locais. Vi várias entre 3~4 horas diárias para 5 ou 6 dias por semana. Tudo é acordado antes da viagem e pode ser negociado diretamente pelo site do WorkAway.

VANTAGENS

1. Não é necessário gastar dinheiro com hospedagem e talvez nem com comida. Como esses gastos estão entre os que mais pesam, através do WorkAway é possível fazer viagens mais longas, conhecendo a cidade com calma - se você tiver tempo para isso, claro.
2. É uma forma bacana de conhecer e se inserir em outra cultura.
3. Possibilita que o viajante aprenda novas habilidades, ajudando em tarefas que nunca havia realizado antes.
4. Os anfitriões podem ajudar o hóspede com dicas pra aproveitar a cidade como um local.

DESVANTAGENS

1. As horas de trabalho fazem com que o viajante tenha menos flexibilidade para fazer passeios longos.
2. Não há tantas opções para se hospedar através do WorkAway em qualquer lugar do mundo.
3. Existe o risco de você chegar lá e ver que o trabalho não era bem aquilo que você esperava. Obs: dá para minimizar esse risco lendo as opiniões de outros viajantes que já se hospedaram no local onde você está interessado.
4. Depende de aprovação do anfitrião.
5. Custa $29 (dólares americanos) para manter um cadastro ativo como "Workawayer" (hóspede/viajante) no site.

Esse vídeo (em inglês) que achei lá no WorkAway.com mostra um pouquinho do que é possível fazer através desse programa:



Bom, é mais ou menos isso! Como é impossível abordar todas as informações sobre essas 6 formas de hospedagens em um único post, sei que podem surgir muitas dúvidas. Fique à vontade pra perguntar o que quiser nos comentários.

Espero ter conseguido ajudar você a saber como economizar uns trocados com acomodação nas próximas viagens.

Um abração e boas viagens para nós!

Artigos relacionados a essa postagem:
Viajar barato: 4 dicas para economizar em viagens internacionais
O turismo colaborativo revolucionando as nossas viagens

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.