Como fazer o Anmeldung em Berlim - guia definitivo!


Uma das palavras que logo começam a fazer parte do vocabulário de quem decide morar na Alemanha, quer fale alemão ou não, é o famoso Anmeldung.

Vamos começar pelo começo: o que é Anmeldung? No nosso bom português, essa palavra difícil significa "registro", que deve ser feito para registrar a residência na cidade onde se está morando.

Nas terras alemãs, infelizmente, mostrar uma fatura de luz/água/etc no seu nome NÃO serve como comprovante de residênia. 7x2, Brasil! haha

Para que serve o Anmeldung?

Ao fazer o Anmeldung, você receberá um certificado chamado Meldebestätigung. Esse sim vai ser o seu comprovante de residência e servirá para praticamente todos os procedimentos legais importantes, como por exemplo tirar um visto, matricular as crianças na escolinha e obter o número de identificação fiscal (pra poder receber salário e pagar taxas). Podem te pedir até para se inscrever em uma academia!

Quando e quem deve fazer

Se você pretende ficar na Alemanha por até 3 meses só como turista e depois ir embora, desencana. As autoridades não esperam e nem querem que os turistas façam esse registro, porque eles já tem bastante trabalho com a crescente população de 3,5 milhões.

Por lei, é necessário se registrar em até 2 semanas após começar a morar em um local fixo, com contrato e tal. Quem já fez o registro uma vez e depois mudou de casa, precisa atualizar os dados dentro desse mesmo prazo. 

Passo-a-passo de como fazer o Anmeldung (registro de residência):

  1. Encontre uma residência onde você possa se registrar
  2. Agende um horário para atendimento no Bürgeramt
  3. Reúna os documentos
  4. Compareça com uns 10 minutos de antecedência
Burgeramt para o Anmeldung em Berlim
Bürgeramt em Neu-Hohenschönhausen. Foi aí que fiz meu Anmeldung!


1. Residência para o registro

Como você viu no passo-a-passo ali em cima, o processo para retirar o Meldebestätigung em si é bastante simples, achar a casa que é difícil! Esse é um assunto tão complicado que merece um post dedicado só pra ele - ainda tô aprendendo sobre isso.

De forma bem objetiva, a residência permitida para o registro é aquela onde o proprietário está de acordo com a sua estadia lá.

Isso parece óbvio, mas fiquei surpresa com a quantidade de contratos de sublocação sem a autorização do dono que encontrei aqui em Berlim. Geralmente funciona assim: o inquilino tem um contrato de longa duração e resolve viajar por um período. Como pretende voltar, não quer quebrar seu contrato. Para fazer uma graninha extra (já que os preços dos aluguéis andam bem salgados), aluga seu imóvel para um terceiro sem que o proprietário saiba - vai que o inquilino pede e ele diz que não pode, né?!

O recomendável é optar pelas formas convencionais, ou seja, negociar diretamente com o proprietário ou através de uma imobiliária. Dessa forma, vai dar para fazer o Anmeldung sem problemas. Esses são alguns sites para encontrar moradia em Berlim que tenho utilizado: WG GesuchtImmobilienscout 24, Berlin99Crocodilian. Alguns conteúdos são somente em alemão, mas aí uso o tradutor do navegador mesmo. Também tem uma empresa de brasileiros que não é uma imobiliária, mas ajuda a encontrar residência e me pareceu bem boa: a Go Easy Berlin.

2. Agendamento de atendimento no Bürgeramt

Bürgeramt é um órgão público onde os cidadãos fazem o registro de residência, entre outros serviços.

O agendamento é feito através do site oficial do governo alemão. Como tem muitas opções e informações lá, aqui vai o link direto para o agendamento do Anmeldung. Após preencher tudo, você recebe um e-mail bem detalhado com tudo o que precisa saber: data, horário, endereço, seu número para atendimento, a documentação necessária e um link onde é possível alterar ou cancelar o agendamento realizado.

Nesse e-mail também diz que o pagamento só pode ser realizado com cartão, mas acredito que isso seja parte de uma mensagem automática para vários tipos de serviço, porque o Anmeldung é gratuito. Pode ficar tranquilo!

Ao acessar o link do agendamento, normalmente tem datas disponíveis para duas semanas após o dia atual. Há vários Bürgeramts espalhados pela cidade e é recomendável que você se registre naquele mais próximo da sua residência, mas também pode ser em outro que tenha um horário disponível antes, pois os que ficam nos bairros centrais são bem cheios.

Para casais oficialmente casados, é necessário um único agendamento para as duas pessoas.

3. Documentos necessários para o Anmeldung

  • Passaporte. Se tiver dupla nacionalidade, leve os dois.
  • Formulário de registro preenchido (Anmeldung bei einer Meldebehörde)*. Está disponível aqui e também lá no próprio Bürgeramt. Para casal, levar apenas um formulário para os dois.
  • Contrato de aluguel. Pode ser um contrato de sublocação que conste o seu nome, desde que você tenha o documento abaixo.
  • Confirmação de chegada preenchida pelo proprietário do imóvel (Wohnungsgeberbestätigung), disponível aqui.
  • Certidão de casamento original acompanhada de uma versão traduzida para o alemão por um tradutor juramentado**. Quem é solteiro não precisa levar a certidão de nascimento, mas para os casados é bom levar a de casamento para ser registrado em uma categoria de impostos reduzidos.

*Dica: no campo sobre religião, caso você não faça questão de informar a sua religião, aconselho deixar em branco ou preencher com um traço. Quem alega ter religião, paga taxas extras.

**Nesse link, recomendado por um funcionário do Bürgeramt, tem um banco de dados dos tradutores juramentados aqui na Alemanha com seus contatos e idiomas que traduzem. Recomendo contatar vários para pesquisar os preços, porque encontrei gente cobrando desde €40 até €140 - sim, por uma certidão de meia página!
Formulário para o Meldebestätigung
Formulário do Anmeldung (Anmeldung bei einer Meldebehörde)

4. Ida ao Bürgeramt

Chegando no escritório, basta ir até a recepção e mostrar (pode ser pelo celular) o e-mail que você recebeu com o número para atendimento. Eles vão entregar um ticket com esse mesmo número impresso lá na hora.

Aguarde seu número aparecer no painel e, quando for chamado, vá até a mesa informada com os seus documentos. Meu número foi chamado pontualmente no horário marcado.

Após entregar os documentos, a atendente digitou os dados no sistema. Em uns 10 minutos, estava tudo pronto e recebi o Meldebestätigung!

Esses dados são enviados para o departamento financeiro. Em torno de seis semanas após o registro, deve chegar uma correspondência com o número de identificação fiscal (Steuer-Identifikationsnummer) na residência registrada.
Carta do Anmeldung
Carta que recebi com o meu número de identificação fiscal (Steuer-Identifikationsnummer)

Dúvidas comuns: 

1. Dá para ir fazer o Anmeldung sem agendamento?
Dá, só não é aconselhável. Vi relatos de que o atendimento pode levar entre 1 e 2 horas. Agende com antecedência e vá tranquilo ;)

2. Hospedagem reservada pelo Airbnb serve para fazer o Anmeldung?
Depende. Se no imóvel em questão você conseguir aquela confirmação de chegada do proprietário (Wohnungsgeberbestätigung), tudo bem. Só a confirmação de reserva enviada pelo Airbnb não é suficiente! Hotéis e hostels, pelo que entendi, não são aceitos para o Anmeldung.

3. Tem problema se o contrato de aluguel for de curta duração?
Não. Meu contrato era de apenas um mês e consegui fazer o registro sem problema nenhum. Na verdade, a atendente mal olhou o contrato.

4. Ainda não consegui encontrar um lugar para mim, então estou morando temporariamente com um amigo/parente ou sob um contrato de sublocação. Posso levar apenas uma declaração de quem me acolheu alegando que moro lá?
Essa declaração serve para substituir o contrato de aluguel, mas precisa estar acompanhada da confirmação de chegada do proprietário (Wohnungsgeberbestätigung). Pelo que li (como não foi o meu caso, não posso afirmar) no grupo de expatriados em Berlim, a única forma de dispensar o tal documento preenchido pelo dono do imóvel é se a pessoa que fizer a declaração ou o contrato de sublocação estiver legalmente registrada naquele imóvel e possuir um contrato no nome dela que diga que ela está autorizada a sublocar o imóvel sem autorização prévia do proprietário.
No blog Settle-in-Berlin, que inclusive tem bastante informação útil, encontrei esse modelo de declaração.

5. Posso fazer o Anmeldung antes da data de início do meu contrato de aluguel?
Pode ser que você esteja morando temporariamente em um lugar e consiga alugar um imóvel para morar a partir do mês seguinte, por exemplo. Mesmo com o contrato já assinado em mãos, o ideal é ir ao Bürgeramt somente depois da data de início do contrato. Vi relatos de pessoas que disseram ter explicado para o atendente que já estavam morando no local antes do contrato e conseguiram fazer o registro sem problemas, mas acho meio arriscado.

6. Os funcionários falam inglês no Bürgeramt? Eles são rudes?
Eu não falo nada de alemão. A recepcionisa não falava nada de inglês. A "comunicação" rolou porque só precisei mostrar o e-mail com o meu agendamento para ela saber o que eu queria - mais um motivo para não ir sem agendamento! Ela falou comigo em alemão pausadamente (como se fosse ajudar haha) e fez sinais para explicar que eu deveria esperar o número aparecer no painel, depois entrar na porta do final do corredor quando fosse chamada. A segunda atendente, que fez o registro propriamente dito, falava um inglês não muito bom, mas suficiente para realizar o procedimento e explicar tudo - por exemplo, para dizer "você receberá uma carta", ela disse "you will become a letter". Ambas foram super simpáticas!
Certificado Meldebestätigung
Esse é o famoso Meldebestätigung, documento que recebi ao fazer o Anmeldung: nada mais do que uma tabela impressa em A4 com seu nome completo, data de nascimento e endereço do imóvel

E é isso! Após o Anmeldung, você já pode começar a se preocupar com as outras burocracias com Ausländerberhörde, seguro saúde, conta no banco...

Como sempre, qualquer dúvida é só perguntar :)

Um abração e boas viagens para nós!


Artigos relacionados a essa postagem:
Ausländerbehörde sem agendamento | Burocracia em Berlim

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Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
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17 comentários:

  1. Muito útil seu post! Obrigado! O 'you will become a letter' foi o melhor! <3

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    1. Obrigada pelo feedback, Guiwill. Fico feliz em ter ajudado :)

      Desejo boa sorte pelas terras alemãs. Tschüss!

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    2. obs: felizmente, até agora ainda não me tornei uma carta hahaha xP

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  2. O melhor, mais simples e detalhado artigo sobre o Anmeldung de toda a internet.

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  3. Oi! Muito obrigado pelas dicas, estão salvando nossa vida aqui na alemanha! Só um detalhe que acho que vale a pena atualizar, pra ajudar as pessoas que estão fazendo agora (fizemos o processo agora há pouco, então está fresquinho! :) ):

    Para quem chega em Berlin sem agendamento e quer conseguir seu Anmeldung logo (nós precisávamos logo para poder trabalhar, mas só tem disponibilidade pra dali a mais de 1 mês!), nenhum Bürgeramt está mais aceitando que se chegue lá sem Termin. Não importa se você chegou lá às 4h da manhã, se chorar, nada. Nós tentamos em dois, eles simplesmente não atendem. MAS a boa notícia é que, assim que começa o horário de atendimento, começam a pipocar Termins para aquele mesmo dia no site. Nós estávamos na frente do Bürgeramt que nos rejeitou, e conseguimos então marcar em outro ali perto pra dali a 1h. Pegamos o ônibus, e sucesso! Só esperar sentadinho na cadeirinha :)

    Então fica a dica pra quem está fazendo agora: ficar de olho no site, e assim que o Bürgeramt abre, caçar um Termin. Tem que ter agilidade porque é muita gente procurando junto, e tem que cuidar pra não pegar um Termin para um horário muito próximo em um Bürgeramt muito longe, porque aí você não chega a tempo! É bem emocionante, mas melhor que ficar andando de um lado pro outro dando de cara na porta! :)

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    1. Olá!

      Muito obrigada também pelo seu relato e por trazer informações fresquinhas para os próximos leitores que passarem por aqui :)

      Imagino o quanto a caça ao Termin deve ter sido emocionante mesmo hahaha

      Um abraço!

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  4. Excelente Post! Muito obrigado por se dispor a ajudar quem como nós se sente perdido de começo!

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    1. Imagina, Bruno. Sei bem o quanto o começo é difícil! Obrigada também pela sua mensagem :)
      Willkommen in Deutschland!

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  5. Oi Mayumi, muito boas suas informações e a matéria, o passo a passo de cada etapa bem detalhado nossa se eu tivesse visto isso antes não teria passado tanto sufoco. hahaha

    Você saberia me informar o que eu devo fazer no meu caso eu fiz o Anmeldung em março com meu passaporte brasileiro pra tirar o visto de linguas, pois eles pedem o registro da residência. Eu apliquei para o visto de línguas para poder continuar na Alemanha, pois estava dando entrada na minha cidadania italiana e precisava esperar a liberação dos documentos italianos, agora estou finalmente com meu passaporte italiano e gostaria de trabalhar porque o visto de línguas no passaporte brasileiro não permite trabalhar, você sabe me dizer o que eu devo fazer?? Porque normalmente nos empregos eles pedem o numero de identificação do registro da residência e esse número está vinculado com meu passaporte brasileiro.

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    1. Oi, Nicole!

      Poxa, de alguma forma eu não recebi notificação sobre o seu comentário e por isso não respondi. Mil desculpas :(
      Eu diria que vc teria que voltar no Burgeramt e pedir pra atualizar o número do passaporte no cadastro deles, ou explicaria no trabalho que agora você possui dupla cidadania e que na época só tinha a brasileira. Como o seu nome não mudou, acredito que não deva ter problemas.
      Mas agora já passou muito tempo e imagino que vc já resolveu a situação. Poderia nos contar como ficou?

      Um abraço!

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  6. exclenete artigo, será muito útil. Vc está na alemanha2 a quanto tempo? Além da go easy berlin, indica alguma outra empresa para assessorar newcomers?
    abs.
    Patricia

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    1. Obrigada, Patrícia!

      Estou na Alemanha há quase dois anos. Infelizmente, não tenho empresas de assessoria para recomendar, porque nunca utilizei nenhuma. Sinto não poder ajudar! Mas com certeza vc consegue encontrar recomendações em grupos do Facebook: tenta "Brasileiros na Alemanha", "Brasileiros e Burocracias na Alemanha" ou "Brasileiros em Berllim" (ou outra cidade pra onde vc pretende ir).

      Abs!

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  7. Muito boa as dicas.. eu tenho passaporte europeu e vou me mudar para Berlim em breve. Depois que eu tiver o Anmeldung eu consigo já arrumar emprego ou eu devo ainda fazer algum tipo de número fiscal? Ou esse primeiro já serve para isso também?

    Muito obrigada!!!

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    1. Olá! Se vc já tem passaporte europeu, é só chegar hahaha. O quanto antes fizer seu Anmeldung, melhor para você, porque pode ser necessário para várias situações. Mas para arrumar emprego nem é obrigatório, sabia? Meu esposo, por exemplo, tem passaporte italiano e conseguiu emprego antes de podermos fazer o nosso Anmeldung ;)

      Boa sorte e seja bem-vinda à Berlim!

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  8. Olá, achei seu blog muito útil e com ótimas dicas! Queria saber se eu já tiver cidadania européia, fizer o Anmeldung, preciso aguardar chegar a carta com meu número de identificação fiscal para ir ao jobcenter? Desculpe, mas estou um pouco perdida em qual seria o próximo passo, pois tentei fazer seguro saúde em Berlim e procurar emprego, mas falaram que somente poderia tentar ambas as coisas após ir em um jobcenter, mas não fui ainda esperando a tal carta do departamento financeiro.

    Muito obrigada desde já!

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    1. Olá! Obrigada pelo elogio e pelo comentário :)

      Honestamente, não faço ideia dos requerimentos para o jobcenter, pois nunca me inscrevi lá. Você tem conhecimento de que o jobcenter é uma instituição que tem o objetivo principal de auxiliar quem não está conseguindo emprego e precisa de ajuda financeira, certo?

      Não necessariamente vc precisa ir primeiro ao jobcenter para então conseguir emprego e seguro saúde. O seguro, até onde sei, você pode simplesmente fazer um particular (não tem relação nenhuma com jobcenter ou número de identificação fiscal). Aliás, se vc conseguir um emprego full time na Alemanha, eles farão o seguro saúde pra vc e pagarão uma boa parte dele - isso é lei, mas só para trabalhos integrais, não para mini jobs. Meu esposo, que tbm é cidadão europeu, conseguiu um trabalho assim sem se inscrever no jobcenter e antes mesmo de solicitar o número fiscal dele.

      Sei que quem está cadastrado no jobcenter recebe ajuda para encontrar emprego, para se capacitar profissionalmente através de cursos e também pode receber auxílio financeiro e seguro saúde pagos pelo governo. Em contrapartida, existem umas regras que precisam ser seguidas, como não viajar pra fora do país, por exemplo. Reforço que não sei exatamente como funciona! Porém, pode ter certeza de que o jobcenter não é o único caminho para conseguir emprego ou seguro saúde ;)

      Falei demais e não sei se ficou claro haha. Espero ter ajudado... Um abraço e boa sorte!

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