11 coisas que aprendi morando na China


Já visitei muitos países e morei por um tempo nos Estados Unidos. Mas, se tem um lugar que me ensinou muito, foi a China.

Morar na China: aprendendo caracteres chineses


Hoje faz exatamente 2 anos desde o dia em que embarquei de corpo e alma na minha viagem para esse país gigante e superlotado. Apesar de ter passado muitos perrengues, só de olhar para as fotos e de lembrar das aventuras que vivenciei, dá um aperto no peito e uma vontade de voltar correndo (mesmo ciente de que eu levaria quase 2 dias pra chegar lá!).

Bom, vamos então às lições que a China me ensinou:

1. Nem tudo é o que parece

Comidas estranhas na China

Infelizmente, isso vale especialmente para as comidas haha! Na foto acima eu estava tentando identificar o gosto de um molho. Até hoje não sei definir... Já aconteceu de uma linguiça ser doce, o "recheio de queijo" ser marshmallow, as "gotas de chocolate" do picolé serem feijão e por aí vai. O engano mais triste foi quando achei que tinha encontrado pão de queijo.

Mas as confusões não acontecem só com alimentos. É comum você achar que dois chineses estão brigando quando, na verdade, é só o jeito deles conversarem.

Outro dia achei que tinham roubado o tapete da porta do meu apartamento (pensamento típico de brasileiro!). Se não tivesse ido me informar na recepção, jamais teria descoberto que os funcionários do condomínio tinham tirado e guardado porque não era permitido deixar tapetes nos corredores. Custava ter batido na minha porta e dizer pra colocar pra dentro? Coisas de chineses! :)

2. Nem todo mundo quer morar fora do seu país

Chineses querem morar na China


No Brasil é muito comum encontrar gente que sonha com uma oportunidade de fazer as malas e se mudar de vez para outro país. Nos Estados Unidos e em muitos países europeus, costumamos ver muitas políticas para evitar que estrangeiros resolvam ficar por lá.

Por ter aprendido que os chineses têm um histórico sofrido (invasões, guerras, ditadura, superpopulação, política do filho único, poluição, baixos salários e etc), achava que essa vontade de morar no exterior deveria ser ainda maior entre os eles. Mas não. Ao questionar alguns amigos chineses, eles falaram que não pensam em morar fora. Claro que eles têm vontade de conhecer outros países, mas só para passear. Eles justificam que gostam da sua cultura, querem ficar perto da família e preferem morar e envelhecer na China mesmo.

Atualmente, muitas famílias da classe alta chinesa estão morando ou enviaram seus filhos para outros países. Mas isso é pra classe A, né...

3. O diferente não necessariamente é errado

Diferencas culturais na China

Muitas pessoas têm mania de julgar hábitos diferentes. Na China aprendi que, muitas vezes, os errados da história podem ser nós mesmos.

Os chineses comem pepino e outros legumes (foto acima) quando fazem atividades físicas. Tais alimentos refrescam e hidratam o corpo. Também tem a água quente (para beber substituindo a água gelada), que é mais saudável pois está mais próxima da temperatura do seu corpo, além de ajudar a eliminar gorduras. Via de regra, em qualquer lugar que você for, alguém vai te oferecer uma água (quente, claro) ou um chá.

Ainda sobre alimentos, os chineses não acreditaram na história de que precisamos de carne para conseguir proteína e que o leite de vaca é cheio de benefícios. Diferentemente da maioria dos outros países, eles estão mais do que certos. Lá não é comum ter bifes em todas as refeições nem leite no "café" da manhã (o café também não é muito bem aceito entre eles, conto mais sobre isso aqui). É verdade que esses hábitos tem mudado um pouco devido à globalização e ao aumento da quantidade de estrangeiros morando na China. Porém, ainda assim, não é em qualquer vendinha que você encontra leite.

Outro hábito diferente (e, à primeira vista, cômico) é quanto à atividade física. Nas ruas da China, se vê várias pessoas batendo palmas e alongando os braços enquanto caminham. No final da tarde, é bem comum encontrar grupos que se reúnem para dançar. Qualquer espaço um pouquinho mais reservado também pode se transformar em quadra para uma partida de badminton. Tudo isso é feito com o objetivo de mexer o esqueleto, para garantir uma velhice mais saudável.

4. Se você tem um amigo chinês, pode contar com ele

Amigos chineses

Eles são muito solícitos. Parecem gostar de ajudar, principalmente os amigos estrangeiros. Eles sabem que encontramos muitas dificuldades e têm noção do quanto a vida na China é diferente dos outros países. Assim, estão sempre dispostos a fazerem traduções, intermédio para comprar coisas pela internet, dar dicas de locais para encontrar o que procuramos, nos levar aonde não sabemos chegar sozinhos e por aí vai.

Na foto, um amigo que nos ajudou muito e a esposa dele. Eles nos convidaram para participar da janta de ano novo chinês com eles, uma das celebrações mais especiais do ano para os chineses.

5. Nós precisamos SIM de outras pessoas

Precisar de ajuda na China

Muitas viagens nos ensinam que devemos ser humildes. Na China, com as dificuldades de idioma e as diferenças culturais, não foram poucas as vezes que precisamos pedir ajuda.

No barquinho da foto estão duas meninas chinesas que fizeram o nosso passeio muito melhor. Além da agradável companhia, nos ajudaram a negociar e reservar um passeio turístico, alugar bicicletas e descobrir os caminhos que precisávamos percorrer para chegar aos locais que queríamos.

6. Na China, os estrangeiros são como uma grande família

Estrangeiros na China

Mesmo com amigos chineses fazendo de tudo para agradar, é com os outros estrangeiros que nos sentimos "em casa".

É que os chineses costumam ter opiniões, formas de celebrar e formas de se organizar tão diferentes, que pessoas de quaisquer outras nacionalidades se sentem mais parecidas entre si. Normalmente, um amigo estrangeiro (principalmente brasileiro, obviamente) vai ter as mesmas dificuldades e reclamações que você, enquanto que um chinês nem notou que havia um problema. Os hábitos de diversão também são imensamente mais semelhantes entre os estrangeiros.

É por isso que as dicas dos melhores restaurantes, locais para morar e baladas acabam vindo dos amigos estrangeiros. As comemorações de Natal e Réveillon também reúnem praticamente só estrangeiros, já que chineses nem celebram essas datas.

E falando em estrangeiros, nunca vi tanta gente de diversos países morando no mesmo lugar como vi na China!

7. Fique esperto, porque tudo lota!

Superpopulação na China

É aqui que se sente fortemente a superpopulação.

A foto é do metrô, que nos provava diariamente que sempre cabe mais um.

Já com passagens de trem e de ônibus (para viagens longas), não vai dar pra se "enfiar". Quando há feriados, não importa muito para onde você quer ir, as passagens acabam com vários dias de antecedência à data de partida. Se encontrar alguma promoção de passagem aérea saindo da China, é melhor comprar rapidinho também.

O mesmo vale para shoppings, parques, praças, praias e qualquer outro ponto minimamente turístico. Não importa quando nem onde, a certeza é a mesma: vai estar lotado.

8. Os salários não são tão baixos quanto se imagina

Salários na China

A margem de lucro de quem trabalha vendendo street food, por exemplo, não é muito alta mesmo, porque esse tipo de comida é super barato. No entanto, se formos considerar a quantidade de itens vendidos, deve dar uma boa quantia no final do dia. A demanda é tão grande (note que aqui a superpopulação é positiva) que os atendentes mal dão conta dos clientes.

Já nos escritórios, a média dos salários chineses (ao menos nos locais onde eu trabalhei) era maior do que um salário mínimo brasileiro. Estrangeiros ainda costumam ganhar duas, três, quatro ou mais vezes o salário dos chineses. Se for colocar na ponta do lápis, considere ainda que o custo de vida chinês é bem mais baixo.

Acredito que nos departamentos de produção das fábricas é que os salários sejam bem menores. E, muito provavelmente, é de lá que surgem os casos de exploração excessiva e até mesmo escravidão. Talvez seja por isso que, para muitos chineses, trabalhar em escritório ainda seja um sinal de status. Mas essa situação está mudando! Os chineses estão cada vez mais qualificados e as fábricas estão tendo dificuldades para atrair funcionários para as linhas de produção.

9. Não é porque tá difícil que você não pode continuar

Persistencia e força de vontade ao morar na China

Como já comentei antes, os chineses são um povo que têm muito do que reclamar. São diversas as dificuldades que eles enfrentam diariamente. Mesmo assim, continuam dando o seu melhor. Se esforçam para aprender o que consideram que vai ser útil, fazem quantas horas extras forem necessárias e adaptam todo o seu estilo de vida dentro das suas possibilidades, sem ficarem se fazendo de vítimas ou contarem com a ajuda dos outros.

Vendo tudo isso acontecer do seu lado, você percebe que os seus problemas não são tão grandes. Assim como eles, você também pode lutar. Aí começa a ser natural se esforçar um pouco mais em seja lá o que for fazer.

10. Algumas coisas compensam (muito) a censura

Como é a censura na China
Lixiang Park, um dos vários parques de Shenzhen.
Veja mais sobre como são as ruas da China aqui.

Sim, acho absurdo ter a internet restrita em plena era digital e globalização intensa. Considero uma falta aos direitos humanos o fato de alguém não poder expressar suas opiniões, sejam elas políticas ou de qualquer outra natureza.

Mas já que não podemos ter tudo que queremos, que tal focar no que mais pesa? Eu prefiro enfrentar algumas restrições enquanto desfruto de outros benefícios. Na China, me sentia segura em qualquer bairro a qualquer hora. Tinha muitas opções de lazer e poder aquisitivo para aproveitá-las. Conseguia cruzar uma cidade gigante sem enfrentar congestionamentos e gastando pouquíssimo, porque o sistema de transporte público é excelente. Nunca senti necessidade de ter carro, até porque o táxi era super barato. Mesmo sem dominar o idioma local, tinha um nível (financeiro) de vida muito melhor do que em meu próprio país.

Não que a China seja perfeita ou que seja um mar de rosas morar lá. Só acho que vale a pena pensar várias vezes antes de criticar algo que não se conhece muito bem.

11. Se posso morar na China, posso morar onde eu quiser

Por último, talvez a maior lição que a China me ensinou foi o gosto pela superação.

Enfrentar um idioma e uma cultura completamente diferente foi essencial nesse processo. Desafiar a mim mesma e superar todas as dificuldades me fez acreditar que, depois da China, posso morar onde eu quiser. Mais do que me sentir psicologicamente preparada para desafios, prefiro o friozinho na barriga à monotonia de um dia a dia sem graça.

Morar na China é uma superação diária



E você, já morou na China ou em algum outro país que te ensinou muitas coisas? Me conta aqui nos comentários! Vou adorar ler as suas experiências :D

--->>> Posts relacionados: 
O Ano Novo Chinês
As ruas da China


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

4 comentários:

  1. Olá Mayumi,
    Adorei seu post também. E concordo com tudo. Em especial você foi brilhante no item 10! Exatamente o que penso. Abraço e além de escrever no 'Brasileiras pelo mundo' também tenho meu blog somente sobre a China: www.chinanaminhavida.com
    Dá uma passada lá!
    Zái Jiàn!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christine,
      Muito obrigada pela visita e pelo elogio! Vou dar uma passeada pelo seu outro blog também sim. Como disse, adoro ler relatos sobre a China. Me fazem lembrar os bons tempos que passei por lá... 再见! :)

      Excluir
  2. Oi Mayumi,

    Quando morei na Espanha trabalhei por um mês num restaurante chinês e pude vivenciar um pouco da cultura deles...realmente, nem tudo é o que parece kkkk

    Adorei o picolé com gotas de feijão :)

    Parabéns pelo post e blog!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Guilherme,
    Muito obrigada pela visita e pelo elogio!
    haha então você sabe do que eu estou falando... O feijão no picolé foi uma surpresa bem engraçada, mas confesso que prefiro ele salgadinho e bem temperado :D

    Abraços!

    ResponderExcluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.