Roteiro de 3 dias em São Paulo

*Texto produzido por Buenas Dicas

De fato, São Paulo é um mar cinza de prédios e ruas lotadas. Mas entre arranha-céus e caos, a cidade guarda segredos únicos, como feiras ao livre, mirantes, museus gratuitos, ciclovias e parques conhecidos só por quem vive aqui, além de pontos turísticos indispensáveis e restaurantes para apreciar a melhor gastronomia do Brasil. E é possível viver um pouco disso tudo em um roteiro de 3 dias em São Paulo.
Parque do Povo São Paulo
Parque do Povo

Cheguei em São Paulo em 2011 e já rodei bastante pelos principais bairros da cidade, a trabalho, a passeio e principalmente para comer. Então prepare as malas e o estômago para viajar nesse roteiro de 3 dias em São Paulo, pelo olhar de quem adora novidades, mas não dispensa os lugares famosos da terra da garoa.


1° DIA – Paulista e Centro (pura cultura)

Manhã

Comece seu dia como um bom paulistano: na padaria. Ou melhor, na "padoca". Em São Paulo não faltam opções, onde geralmente o pão na chapa é sensacional, o café com leite é puro conforto e a vitrine é recheada de doces como roscas e sonhos. Uma dica infalível é conhecer uma das melhores padarias em São Paulo, como a Bella Paulista, na rua Haddock Lobo. Ela é grande, o serviço é rápido e os preços são honestos.
Padaria Bella Paulista São Paulo
Padaria Bella Paulista

Aproveite que está perto e caminhe um pouco para conhecer um dos principais cartões-postais da cidade: o MASP. O Museu de Arte de São Paulo fica na Avenida Paulista, bem ao lado da estação Trianon-MASP do metrô. Seu vão livre já foi palco de eventos históricos e seu acervo é provavelmente o mais completo do Brasil. É possível conhecer tudo em pouco mais de 1 hora.


Tarde


Almoço! Andar em museu dá uma fome né? Aproveitando que está perto do metrô, customize seu tempo e vá direto conhecer o ponto turístico mais popular da cidade. É só descer na estação São Bento e caminhar uns 10 minutos até o Mercadão. Vai ter fila e o atendimento é confuso, mas as deliciosas opções fazem valer a pena. Dos sanduíches às frutas, passando por uma infinidade de especiarias, tem tudo lá! É uma ótima oportunidade para levar pra casa aquele ingrediente que você não encontra na sua cidade. 
Mercadão São Paulo
Mercadão
Fonte da foto

Se quiser algo mais alternativo e menos concorrido que o Mercadão, vá ao Bar Salve Jorge, a poucos passos da mesma estação São Bento, na belíssima região da BOVESPA.

Depois de comer, continue explorando a parte bonita do centro. A arquitetura da região, onde estão também o CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil - e o Largo São Bento, não perde em nada para muitos países europeus. Inclusive, é possível subir ao mirante do Ed. Martinelli e apreciar a imensidão cinza de São Paulo lá do alto do 30° andar. (Visitas: segunda a sexta, das 9:30 às 11:30 e das 14:00 às 16:00 / Sábados e domingos, das 9:00 às 13:00)


Noite

Boa hora para curtir um teatro, certo? Mas confesso que nesses 4 anos vivendo em São Paulo nunca assisti a uma peça famosa, dessas da Broadway ou com atores da Globo em grandes teatros como a Sala São Paulo. O motivo é simples: preços altos e ingressos disputados. Por isso, sugiro gastar menos e sorrir mais no Comedians, uma casa de Stand-Up na Rua Augusta. Entre uma gargalhada e outra, dá pra pedir lanches e bebidas.

Se ainda sair com fome, experimente os restaurantes alternativos da Rua Augusta ou vá conhecer a melhor pizzaria de São Paulo, que é indiscutivelmente a Bráz de Higienópolis, bem pertinho dali.
Pizzaria Bráz de Higienópolis São Paulo
Pizzaria Bráz de Higienópolis


2° DIA – Itaim Bibi e Vila Olímpia (na ostentação ou não)


Manhã

Itaim Bibi é um bairro nobre que vem se transformando na Nova Iorque de São Paulo. Passeie por lá e conheça o Museu da Casa Brasileira, onde estão expostos, entre outras coisas, os móveis dos moradores originais deste casarão centenário (A entrada é gratuita aos sábados, domingos e feriados). De lá, cruzando as ruas tranquilas do Jardim Europa, é possível emendar o passeio com uma ida ao MIS, o Museu da Imagem e do Som, onde aconteceram exposições disputadas como Castelo Rá-Tim-Bum e David Bowie. Vale conferir a agenda antes de ir.


Tarde

Minha sugestão para o almoço é o Taste and See, um pequeno restaurante vegan na Vila Olímpia. Entre os pratos bem servidos da casa, estão a feijoada, a bacalhoada e meu preferido, o yakisoba. A sopa também é ótima e muito barata. A dona é simpática e adora explicar os benefícios da dieta vegan e dos seus ingredientes integrais.

Separe um tempo para o estiloso Parque do Povo. Ele é pequeno e respira um pouco do ar "pesado" do Rio Pinheiros, mas é um excelente lugar pra relaxar. Tem pista de caminhada e ciclovia, que dá pra aproveitar com as "bikes do Itaú", retiráveis no ponto em frente à entrada principal do parque. Se for direto pra lá, basta descer na estação Cidade Jardim da CPTM (são trens, mas parecem metrôs).
Parque do Povo São Paulo
Parque do Povo

Antes ou depois do passeio no parque, percorra as lojas do shopping que fica bem ao lado: o JK Iguatemi, inaugurado em 2012 para ser o mais luxuoso de São Paulo. Se não tem interesse nas grifes internacionais, saiba que andar pelo JK Iguatemi é quase a garantia de encontrar alguma celebridade.
Shopping JK Iguatemi - vista Parque do Povo
Torre do JK Iguatemi vista do Parque do Povo

Para compras em São Paulo sem gastar muito e sem o tumulto da 25 de Março, uma boa opção é a Rua João Cachoeira, uma espécie de shopping a céu aberto no coração do Itaim Bibi.


Noite

Curte experimentar a culinária de outros países? Ainda no Itaim, vá direto ao Jamie's Italian, recém-inaugurado pelo cheff inglês Jamie Oliver. Bem perto dali está o Eataly, empório italiano com vários restaurantes dentro. Outra dica é escolher algum dos restaurantes da Rua Bandeira Paulista, perto da Tabapuã. Lado a lado, há rodízios japoneses, um bistrô francês e o Baruk, de culinária árabe.
Eataly São Paulo
Eataly

3° DIA – Jardins e Pinheiros (mais cultura e gastronomia)

Manhã

Se for um domingo, fuja da superlotação do Parque Ibirapuera e vá conhecer um parque ainda mais bonito e histórico em São Paulo: o Parque da Independência. Às margens do Riacho Ipiranga, foi ali que teoricamente Dom Pedro II gritou INDEPENDÊNCIA OU MORTE! O Museu da Independência está em obras, mas sua arquitetura e seu jardim francês são a garantia de excelentes fotos.
Parque Ipiranga São Paulo
Parque Ipiranga
Fonte da foto

Pegue um metrô na estação Ipiranga e desça na Liberdade, o bairro oriental de São Paulo, que concentra a maior colônia de japoneses do mundo, além de muitos chineses e coreanos. Entre postes vermelhos e lojas de importados, procure pela Feira da Liberdade, um excelente lugar para apreciar a cultura e provar algumas delícias orientais.


Tarde

Para viver um pouco mais da rotina do paulistano, vá aos Jardins e entre na Livraria da Vila, ali na Alameda Lorena. O lugar é lindo, parece saído de algum filme do Stanley Kubrick. Entre livros e estantes, suba as escadas e sente-se na lanchonete La Guapa. As empanadas são boas, o doce de leite é argentino e os preços são honestos.

Se for uma tarde de sábado, a Feira da Benedito Calixto é imperdível. Nessa charmosa praça em Pinheiros, são vendidas antiguidades raras e comidas de rua, como pastel, coxinha e churros.
Feira Benedito Calixto São Paulo
Galpão na Feira Benedito Calixto


Noite

Que tal um jantar com vista panorâmica pra se despedir de São Paulo? Alguns restaurantes têm vistas espetaculares, como o Unique, The View e o Bar Alto da Harmonia (que tem um indiscreto telescópio). Também existem opções mais pé no chão na Rua dos Pinheiros, como o Le Jazz e o Consulado da Bahia.
Sobremesa do Le Jazz São Paulo
Sobremesa do Le Jazz


E as baladas?

Não sou perito nas baladas de São Paulo, mas para curtir a noite aqui, é melhor entender o conceito dos principais bairros:

• Itaim/Vila Olímpia/Jardins: casas ostentação, daquelas com bebida que pisca.

• Vila Madalena: lugares alternativos de boutique. Gente de coque, xadrez e blaser.

• Augusta/Centro: baladas alternativas de verdade. Homens de saia, pole-dance e techno brega se for preciso.


Onde ficar?

Esse tema é longo e merece ser visto separadamente. Pra se ter uma ideia, lá no Buenas Dicas já tratei do assunto em 3 posts diferentes. Vale dar uma olhada:

Onde ficar em São Paulo perto do que você precisa – Alternativas de hospedagem de acordo com pontos de referência, como parques, shoppings, metrôs e centros de convenção.

Os melhores bairros para ficar em São Paulo – Como alternativa à cara região da Paulista, analisei os principais bairros de São Paulo e os motivos para ficar (ou não) em cada um.

5 hostels bacanas, baratos e perto do metrô em São Paulo - O título já diz tudo. Pra quem busca hospedagem barata e com fácil acesso ao transporte.


Tem mais?

Claro, São Paulo tem muito mais. Mas só vindo aqui para conhecer e entender. Tem outras feiras, outros museus e muitos outros restaurantes, inclusive os dos Chefs jurados do MasterChef. E também tem outros shoppings, hostels e uma infinidade de coisas para fazer, seja no seu roteiro de 3 dias ou durante muitos anos. São Paulo não tem fim.



Sobre o Buenas Dicas
Um blog para quem gosta de ser livre. Dicas de viagem com mais beleza e menos passo a passo. O plano é dominar o mundo. Não como o Pink e o Cérebro, mas com fotos, roteiros, cidades, praias, mapas e uma infinidade de listas bacanas sobre destinos e viagens.


Abraços e boas viagens para nós!

Artigos relacionados a essa postagem:
O que fazer em Floripa excluindo as praias


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.