É perigoso mulher viajar sozinha para o exterior?


Essa é uma pergunta que vejo direto! Em fóruns diversos, grupos e páginas do Facebook. Também ouço bastante esse questionamento quando conto que já viajei sozinha.
É perigoso mulheres viajarem sozinhas?
Howth (Dublin, Irlanda)

Sem mais rodeios, vou direto ao ponto: sim, é perigoso. Mas aí eu pergunto a você, mulher, que ainda não comprou aquela passagem por medo de viajar sozinha: é perigoso fazer uma cirurgia? É perigoso atravessar a rua? É perigoso morar no Brasil?

Admita: corremos perigo diariamente. É um fato infeliz, mas nem por isso deixamos de lado tudo o que precisamos fazer diariamente.
Quem adora arranjar desculpas, deve estar pensando mais ou menos isso para contestar as minhas justificativas “ah Mayumi, até parece que você não sabe que há diferentes níveis de riscos... e se acontecer algo comigo onde eu não conheço ninguém e nem falo o idioma local? Além do mais, você foi clara: não deixamos de lado tudo o que precisamos fazer. Viagem não é uma coisa que eu realmente precise!”.

Veja bem: o que de tão ruim pode te acontecer em uma viagem? Pensei em algumas possibilidades e em contestações...

  • Podem me roubar, estuprar e etc. | Contestação: sinto dizer, mas esses riscos você já está correndo no Brasil. Se eu quiser forçar a barra, ainda posso dizer que agora mesmo, enquanto você lê esse post, alguém poderia te assaltar (e tomara que pare por aí). Mesmo que você esteja em casa ou no trabalho!
  • Se me roubarem, como vou me virar sozinha sem dinheiro em outro país? | Contestação: leia as minhas dicas lá embaixo para saber como se prevenir.
  • Não domino o idioma local, o que pode me complicar em caso de perigo ou emergências. | Contestação: vamos combinar que, em muitas situações de perigo real, falar o idioma local não te ajuda muito. Se alguém quer te fazer mal, não vai se comover com seja lá o que você quiser dizer. Já para emergências, é só se organizar e se cuidar que você não vai ter nenhuma.
  • Não sei se vou saber me localizar sozinha em cidades enormes e completamente desconhecidas. | Contestação: também explico como contornar isso lá nas dicas.
  • Acho que vou precisar de ajuda com as malas. | Contestação: leve/compre só o que vai conseguir carregar, ué!
  • Se pensou em algo que não está aqui, escreva nos comentários o seu medo pra gente analisar ;)

Agora quanto à necessidade de viajar, será que você realmente não precisa?

Depende das suas perspectivas, né... No meu caso, eu não necessariamente precisava. Viajei porque quis e, se nunca tivesse começado, provavelmente estaria levando a vida “normalmente” e teria economizado uns booons trocados. Só que o que quero não é simplesmente levar a vida, é viver intensamente cada momento que eu puder. Pra mim, essa é a melhor justificativa de viver. Explorar o que tem de bom nesse planeta transformou o meu mundinho em um mundão. Deixou a minha vida muito mais colorida, em todos os aspectos. Até no jeito como eu vejo o mercado de trabalho. Sério!
Dicas para mulheres viajarem sozinhas
Parque em Londres
Nessa mesma tarde, depois daquele pássaro pousar na minha mão, um esquilinho lindo (como aquele perto da minha bolsa, na foto) também veio buscar amendoim na minha mão! ^^
Ok, eu escrevo no Mundo De Viajante e, portanto, sou suspeita em falar sobre o assunto. Mas juro que não conheço UMA pessoa sequer que tenha se arrependido de viajar. E mais: que depois da primeira, não tenha demorado muito para começar a pensar em uma segunda viagem. É assim que começa a lista sem fim dos próximos destinos que queremos conhecer.

Além desses exemplos, pense no que você sente quando vê fotos daqueles lugares espetaculares. Quando quer uma emoção nova ou quando ouve falar de culturas incríveis que deseja conhecer... Pois pare de desejar e torne tudo realidade! Simples assim.

Dicas para mulheres que querem viajar sozinhas

Se você leu tudo até aqui, suponho que já esteja convencida a fazer as malas e aproveitar a sua própria companhia. É isso aí!

Vamos agora às minhas humildes dicas para que a sua trip seja ainda mais bacana:

1. Comece por destinos que considere mais seguros e fáceis, para adquirir experiência e confiança. Foi o que fiz... comecei pela Europa e foi uma viagem de 5 semanas inesquecíveis! Para esse post, peguei fotos só dessa viagem :)

2. Planeje bem, pela internet, todos os lugares onde pretende ir e como chegar a eles. Isso evita que você pareça perdida (e vulnerável) nas ruas e precise pedir informações a estranhos. Se precisar de ajuda, prefira pedir ao pessoal do hotel/hostel/CouchSurfing/etc onde estiver hospedada, quando estiver saindo. Assim você já põe o pé na rua sabendo por onde começar e ainda economiza tempo. Não segui esse passo antes de ir à Paris e passei um perrenguezinho.

3. Faça amigos! De novo, o pessoal de onde você estiver hospedada é preferível, até porque eles vão voltar para o mesmo lugar com você. Mas não se limite, porque vai ter muita gente legal nos próprios pontos turísticos que você irá. Cuide-se, mas não fique pensando que todo mundo é um maníaco suspeito! Nas minhas viagens conheci muita gente gentil e educada que lembro com carinho. Fazer amigos é sempre bom para você se sentir segura e também para ter com quem conversar quando estiver visitando aquele lugar incrível.
Fazer amigos viajando sozinha
Museu de cera (Madame Tussauds) em Berlim

4. Evite o de sempre: passear sozinha à noite em bairros mais perigosos, sair com objetos de valor à mostra, não prestar atenção nos seus pertences e aceitar ajuda de estranhos – principalmente se não tiver solicitado.

5. Nunca saia com todo o seu dinheiro na bolsa/mochila. Cartões (de crédito ou aqueles Travel Money de débito para viagens) são sempre boas opções porque você pode cancelar em caso de perda ou roubo. Para dinheiro em espécie, é legal guardar separado em diferentes locais: no locker ou na recepção do hotel, na mala fechada com cadeado, naquelas bolsinhas com elástico para usar debaixo da roupa e, claro, na bolsa de mão. Dessa forma, se um deles for roubado, o prejuízo não é tão grande.

6. Tenha segurança extra. Se você realmente se sentir ameaçada, pode apelar para o spray de pimenta, a faca da maçã, um apito de assédio e tal. Nunca carreguei e não conheço nenhuma mulher que já tenha precisado em viagens, mas né... Vale lembrar que alguns países proíbem objetos tipo esses, considerando-os armas. Verifique antes caso pretenda usar!

7. Falando em verificar antes, pesquise sobre os países que irá visitar. O máximo que puder! Leia notícias recentes, relatos de quem já foi, veja se mulheres precisam tomar cuidados específicos (como em países muçulmanos, por exemplo), aprenda quais cidades e bairros são perigosos e qualquer outra informação que achar relevante. 

8. Arrisque outros lugares. Se você se saiu bem seguindo as 7 dicas anteriores, tá liberada para tentar outros lugares que considere mais perigosos: alguns países da África, América do Sul ou a Índia, por exemplo. Inclusive, tenho uma amiga que morou sozinha por meses na Índia e se apaixonou pelo país.

Aventure-se e você vai ver que vale muito a pena! Quando voltei dessa minha viagem, percebi que estava me sentindo realizada e capaz como nunca. Prove que você pode, para você mesma e para essa sociedade que fica nos botando medo a cada manchete de jornal.

E boa viagem!


Gostou do texto? Tem algo a acrescentar? Comente! Sua opinião é muito importante para uma recém-blogueira como eu :) E se tiver algum amigo que vá gostar de ler esse texto, não esqueça de compartilhar. O Mundo de Viajante foi feito para vocês!

Post relacionado:
O primeiro ano depois que pedi demissão: como me tornei nômade digital
Paris: a viagem que deu errado

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

10 comentários:

  1. Você já fez alguma viajem como couchsurfing ? Estou guardando um dinheiro há tempos , para viajar , acho q pelo couchsurfing vou economizar mais e poder conhecer mais países .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelle! Que legal, tomara que essa viagem saia logo então :D

      Já fiz Couchsurfing sim! Me ajudou tanto que passei 2 semanas na Europa e só paguei hospedagem pra duas noites. Até escrevi um post contando o quanto valeu a pena e como foi cada uma das minhas experiências com o CS: http://www.mundodeviajante.com/2015/02/couchsurfing-e-seguro-vale-a-pena.html

      Já que vc tá economizando, acho que esse outro post também vai te dar um help: http://www.mundodeviajante.com/2015/01/viajar-barato-dicas-como-economizar.html

      Dá uma lidinha neles e qualquer coisa volta a falar comigo ;)

      Abraço e boa viagem!

      Excluir
  2. Ameiii seu texto e dicas!!! Animou-me consideravelmente pois amo viajar e dificilmente encontro companhia! Concordo com o Pedro que alguns lugares no Brasil são infinitamente mais perigosos que outros no exterior. Eu demorei muito tempo para conhecer o Rio de Janeiro por conta disso...e quando finalmente tomei coragem, não me arrependi...Não era a treva como tinham pintado para mim! Cautela faz parte da vida e sempre será bem vinda! Grata por ter me animado! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que maravilha, Keli! Atingi meu objetivo então :D

      "Cautela faz parte da vida", é isso mesmo! Adorei seu relato e o seu comentário. Muito obrigada, um beijão e uma ótima próxima viagem pra você!

      Excluir
  3. Ei Mayumi!! Sempre releio os posts pq sempre mudamos o olhar quando relemos mais de uma vez alguma coisa (e também porque não consigo não mais visitar o "mundo".) Fui em julho pra Cidade do México sozinha. Viajei sozinha, hospedei sozinha e fiz os tours sozinha. Fiz amizade com uma aeromoça colombiana da Avianca no passeio de Teotihuacan e foi ótimo pois uma dava força pra outra pra subir todos os degraus das pirâmides, mesmo com meu portunhol horroroso! Hahaha Faria de novo? Demais da conta! Confesso que me senti mais livre, pois não dependia de ninguém pra ir comer algo, pra visitar algum lugar e saia quando eu quisesse. No início da um medinho, mas só no início. Li o máximo que pude sobre onde eu iria e isso me fez sentir segura. Amei suas dicas e as utilizarei nas férias de janeiro! Um beijo, sigo te acompanhando aqui! Jacq. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacq, querida! É uma honra saber que você acompanha as postagens do MdV. De coração!

      Muito obrigada pelo seu relato, ilustrou perfeitamente várias coisas que quis dizer. Viajar sozinha é isso mesmo: fazer amigos inesperados, embarcar em aventuras que talvez vc não embarcaria caso estivesse com outra pessoa e, principalmente, se sentir livre.

      Um beijão e até mais :*

      Excluir
  4. Oi Mayumi. Vc poderia colocar no seu blog dicas de restaurantes legais e baratos e museus e lugares gratuitos de suas viagens. E dicas de lembranças para comprar em cada pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sempre tento trazer dicas de tudo que é barato ou gratuito que encontrei nas minhas viagens. Esse post é um exemplo: 10 pontos turísticos gratuitos em Budapeste -> http://www.mundodeviajante.com/2014/12/10-pontos-turisticos-gratuitos-em.html Talvez esse também ajude: 4 dicas para economizar em viagens internacionais -> http://www.mundodeviajante.com/2015/01/viajar-barato-dicas-como-economizar.html

      Tenho umas viagens planejadas pra esse ano e em breve devo dar dicas de mais coisas baratas pra fazer em outros países também! Ah, e quanto às lembrancinhas, confesso que não sou de comprar muito, porque sou bem mão de vaca mesmo haha. Mas obrigada pela dica, prometo que vou pensar no assunto ;)

      Excluir
  5. Parabens pelo post e pela coragem! Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e pelo comentário, Susi! Vou te confessar que o mais difícil não é ter coragem pra começar a viajar, mas sim, controlar a vontade de ficar viajando sempre :D

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.