Reembolso de imposto no exterior: como funciona o Tax Free


Muita gente não sabe que turistas têm direito ao reembolso de impostos pagos em mercadorias compradas no exterior. Isso é bem comum na Europa, mas também é válido para outros países como Argentina, Singapura e Uruguai. O ideal é sempre dar uma pesquisada se o país que você planeja visitar também oferece tax free...

Vou focar no processo europeu, que foi o que eu utilizei, ok?

Turistas têm direito a esses reembolsos porque os impostos são destinados a benefícios sociais como saúde e educação, que são usufruídos somente por quem realmente mora naqueles países. O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA, ou VAT) varia entre 18% e 25% do valor dos produtos - dependendo do país. Ou seja, você pode reaver até 1/4 dos seus euros gastos! Eu, por exemplo, comprei um notebook e fui ressarcida em uns maravilhosos €300 :D

Como funciona

Muitas lojas utilizam um adesivo igual à foto abaixo para identificar que oferecem tax free, até mesmo como um incentivo às compras:
Como funciona o Tax Free

Mas isso não é uma obrigação, então tente mesmo nas lojas que não tiverem o adesivo.

Basicamente, o processo é o seguinte: você coleta a documentação necessária em cada loja que comprar, junta tudo e finaliza o processo no último aeroporto antes de sair da Europa.

Vale lembrar que o reembolso não é para TODOS os gastos, somente para produtos que você vai levar para fora da Europa. Isso significa que restaurantes, hotéis e outros serviços ficam de fora.

Passo-a-passo para fazer tax free:

Nas lojas

  1. Informe-se sobre o valor de compras mínimo necessário para a obtenção do reembolso. Isso pode variar conforme a loja.
  2. Quando for passar no caixa, peça tax free e pague o valor integral da compra.
  3. Eles irão solicitar o seu passaporte e um cartão de crédito (mesmo que você tenha pagado em dinheiro... o cartão é para o depósito do reembolso e para eventuais descontos/ressarcimentos caso tenha havido algum erro no processo).
  4. Você não vai receber nenhum dinheiro na loja. Algumas delas te deixam optar entre o reembolso em espécie, no aeroporto, ou via cartão de crédito. Porém, nem sempre é possível escolher. Acredito que isso dependa da empresa que intermedia o processo e está associada à loja em questão. As grandes empresas desse ramo são a Global Blue e a Premier Tax Free, mas há outras.
  5. Guarde a nota fiscal e os formulários que eles vão te entregar. Às vezes o formulário parece um cupom fiscal, outras vezes é um envelope com um formulário mais "gourmet" dentro.

No aeroporto

  1. Programe-se para chegar de uma a duas horas mais cedo para fazer o tax free com calma. Somando isso à antecedência padrão recomendada para voos internacionais (principalmente se for um aeroporto grande), chegue com umas 5 horas de antecedência ao horário do seu voo. Isso é bem sério! No processo de aplicação do tax free você pode enfrentar filas e ter que ficar indo em diferentes terminais do aeroporto, o que leva bastante tempo.
  2. Procure a alfândega/aduana, pois você vai precisar validar seus formulários com carimbos deles. Aqui que é um pouquinho complicado: talvez o agente peça para ver TODOS os produtos para os quais você quer reembolso (no meu caso, só pediram pelo notebook, todos os demais objetos eu não precisei mostrar) e suas respectivas notas fiscais. Se você não tiver como mostrá-los, seu reembolso pode ser negado. Por isso, o ideal é que você faça isso antes de despachar as malas, ou leve as compras do tax free na mala de mão. Obs: já ouvi falar que, se você estiver usando algum desses produtos, o agente também pode se recusar a autorizar o respectivo reembolso.
  3. Formulários aprovados e carimbados, é hora de se dirigir à Travellex, uma casa de câmbio que fica dentro do aeroporto. Apresente os documentos e tente pegar o máximo possível do reembolso já ali mesmo, em espécie. Caso fique alguma pendência para receber via cartão de crédito, veja o próximo item.
  4. Confira se todos os formulários estão devidamente preenchidos, principalmente as informações do seu cartão de crédito. Coloque todos eles em um envelope e poste em uma daquelas caixas de correio, também dentro do próprio aeroporto. E fique ligado: se o país de compra não for o país do aero em que você está, o envelope vai precisar de um selo.
  5. Feito isso, é só esperar: o crédito deve ser adicionado à sua fatura de cartão de crédito nos próximos 2 ou 3 meses.

Quando eu estava na fila da Travellex, conversei com uma brasileira que disse que já havia tentado tax free e, mesmo depois de mandar todos os docs e aguardar vários meses, não recebeu o reembolso. Mas comigo e com outras pessoas que conheço funcionou, então eu acho que ela deve ter feito algo errado hehe

Uma vez li que também é possível aplicar para tax free mesmo antes do aeroporto, nos escritórios daquelas empresas que intermediam o processo de reembolso. O caso em específico que li foi em Paris. Porém, imagino que isso não seja possível em qualquer cidade. Como só soube disso depois que já tinha feito tudo, não testei esse método ainda. Mas achei bem interessante, já que evitaria todo aquele estresse no aeroporto. Fica a dica para a próxima viagem!


E é isso! Espero estar ajudando na recuperação de alguns euros! Se você tem algum amigo que vai viajar, compartilhe esse artigo com ele ;)


Fonte da foto, referências e mais informações sobre a variação dos 18% e 25% entre os países: Viajenodetalhe.com


Posts relacionados:
Viajar barato: 4 dicas para economizar em viagens internacionais
10 pontos turísticos gratuitos em Budapeste (Lado Pest)


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.