Festival de Ganesh: uma das celebrações mais importantes da Índia


Todo mundo diz que viajar é a oportunidade perfeita para conhecer novas culturas, certo? Um país que dá um verdadeiro show nesse quesito é a Índia, com todos os seus símbolos e rituais. A Malu, que está fazendo um intercâmbio lá, resolveu participar da Comunidade MdV e contar pra gente como funciona o Festival de Ganesh. O evento terminou há aproximadamente uma semana, e ela trouxe fotos e informações fresquinhas pra gente :)

Há pouco mais de um mês, eu deixei minha casa, minha família, meu conforto e meus amigos, para embarcar para o país que seria a minha casa por onze meses: a Índia. Pode parecer aterrorizante, e até um tanto quanto estranho, ser tão nova e mergulhar de cabeça em tradições tão peculiares e extraordinárias como as da Índia, mas nada me fascina mais que o desconhecido, então me pareceu uma boa ideia.

Apesar do pouco tempo em  que estou aqui, já presenciei diversos rituais, celebrações e, principalmente, festivais. Os festivais são uma parte muito importante na cultura indiana, e hoje eu vim compartilhar um pouquinho da minha experiência em uma das festas mais importantes e famosas da Índia: o Festival de Ganesh ou Ganapati.

Ganesh é um dos deuses mais conhecidos e adorados da cultura indiana. Filho mais velho de Shiva, ele é evocado sempre para abençoar a compra de algum imóvel ou o começo de algum negócio. Também é conhecido como o deus removedor de obstáculos. Possui uma grande cabeça de elefante e se locomove em cima de um rato; simbolizando a combinação única entre força, sabedoria e humildade.

O festival começa no quarto dia do mês de Bhadrapada (agosto-setembro) e pode durar até 11 dias depois do seu início, de acordo com o calendário lunar. Atualmente, o tempo de adoração dessa celebração varia entre três e dez dias.

O primeiro dia é marcado pelas boas vindas ao deus Ganesh em sua casa. Cada família faz um pequeno (ou grande) altar em sua casa, e encomenda uma imagem de Ganapati, podendo variar no tamanho, cor ou material.
Altar em homenagem ao Deus Ganesh Índia
Altar em homenagem ao deus Ganesh
 
 As boas vindas são marcadas pelo ritual da puja: uma pequena oferenda de alimentos, água, dinheiro e até plantas. O doce preferido de Ganesh, e o mais confeccionado nessa época, é o modak: uma pequena trouxinha com variadas massas, sabores e recheios. Muitas guirlandas de hibisco também são oferecidas, considerando as preferências dessa divindade. Tudo isso, acompanhado de mantras e orações, “dá vida” à imagem, trazendo o próprio deus para dentro de suas casas.


Ao decorrer do festival, toda a cidade fica em clima de festa. Em cada rua, é possível encontrar grandes altares, cheios de cores, luzes e sons. São dias muito barulhentos, onde há música em todo lugar, tambores e cantorias.
Altar de Ganesh na Laxmi Road Índia
Um dos altares de Ganesh na Laxmi Road, rua muito famosa por ser um centro comercial

Todas as manhãs e noites, deve-se orar para o Ganapati que agora reside em sua casa, oferecer-lhe qualquer refeição antes que você coma e manter o altar sempre farto. É uma tradição visitar os altares de seus familiares e amigos, fazendo uma visita à Ganesh, antes que ele vá embora.

É incrível poder ver de perto a devoção do povo hinduísta aos seus deuses e deusas. É uma coisa extremamente contagiante a alegria que eles têm em fazer cada puja, cada enfeite e a disposição para comemorar a presença de Ganesh em suas casas e em suas vidas.

No último dia de festival, ocorre uma grande festa na cidade. As ruas ficam enfeitadas com enormes rangolis, que são pinturas no chão, dando a ideia de um tapete; as pessoas saem com grandes carros de som, dançando e festejando, tocam tambores e jogam pós coloridos pra todo lado.
Rangoli nas ruas durante o último dia do festival de Ganesh na Índia
Rangoli nas ruas durante o último dia de festival

Nesse dia, também o ocorre a imersão da imagem de Ganesh nas águas do  rio. Antigamente, as imagens era feitas de barro, então o ritual de encerramento não agredia o meio ambiente. Porém, atualmente, com a imensa variedade de materiais usados na fabricação das imagens, esse ritual vem ficando cada vez mais escasso, sendo realizado mais nas áreas rurais e vilarejos.
Imersão da imagem de Ganesh no rio
Preparação para a imersão da imagem de Ganesh nas águas de um rio nas redondezas de Lavasa City

Espero que com essa pequena resenha, eu tenha conseguido introduzir  um pouquinho desse país que vem me surpreendendo tanto a cada dia. A Índia é um lugar incrível pra se compreender a diversidade de pensamentos, ideias e costumes existentes em uma só nação. Não é preciso muito para entender, respeitar e amar a cultura indiana, com todos os seus aspectos bons e ruins, apenas uma mente aberta e um coração pronto para reconhecer as mais diversas formas de amor em uma só tradição.


Sobre a Malu
Sou uma garota de 17 anos que descobriu a felicidade em uma passagem de avião. Tive a oportunidade, através do Rotary Club, de fazer um intercâmbio de um ano para esse país incrível que é a Índia e me apaixonei intensamente pelas pessoas e seus costumes. É preciso ir embora e se jogar no mundão pra criar algumas memórias!


Abraços e boas viagens para nós!


Artigos relacionados a essa postagem:
O Ano Novo Chinês
Mochilão no Chile: quanto custa essa aventura

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.