Brasileiros precisam ou não precisam de visto canadense após março de 2016?


Desde o ano passado, tem circulado uma polêmica sobre a isenção de visto canadense para brasileiros. Segundo os rumores, a partir de 15 de março de 2016, nós precisaríamos apenas solicitar uma autorização pela internet - Electronic Travel Authorization (eTA) ou Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) - e estaríamos prontos para fazermos as malas.
Electronic Travel Authorization (eTA) ou Autorização Eletrônica de Viagem (AEV)
A eTA será a substituta do visto canadense para cidadãos de determinadas nacionalidades

Sempre fui fã do Canadá e, quando soube da notícia, confesso que achei boa demais para ser verdade. Então comecei a pesquisar em vários sites para entender direitinho... porém, quanto mais eu lia, mais ficava na dúvida, porque a maioria das diferentes fontes estavam incompletas. Até cheguei a olhar o site oficial do governo canadense na época, mas como as informações estavam bem dispersas, acabei deixando "a investigação" de lado.

Agora que resolvi de vez visitar o vizinho dos Estados Unidos, vasculhei atentamente o site do governo e finalmente cheguei a algumas conclusões quanto à exigência de visto para brasileiros. Eis o que descobri:

Após março de 2016, muitas nacionalidades ainda vão continuar precisando emitir o visto canadense normal e outras utilizarão somente da eTA. Esse link (em inglês) relaciona os dois grupos e coloca o Brasil junto aos países que precisam do visto normal. No entanto, há algumas exceções, continue lendo para entender.

Ainda no mesmo site, fiz um teste que avalia se devo fazer um visto ou a eTA. Os resultados são assim:
- Se sou brasileira e não tenho um visto permanente dos Estados Unidos (o famoso Green Card), preciso tirar o visto para o Canadá.
- Se sou brasileira e tenho o Green Card, preciso apenas fazer a autorização eletrônica.

Acredito que seja assim porque o Canadá e os Estados Unidos têm ótimas relações econômicas e sociais, então este é um benefício dos estadunidenses que se estende aos seus imigrantes.

Acontece que nessa página de suporte, também oficial, é divulgada uma espécie de exceção ao que acabei de falar sobre os grupos dos que precisam de visto ou eTA:


Ou seja, não só os cidadão do Brasil, como também os da Bulgária, do México e da Romênia poderão, sim, ir para o Canadá somente com uma eTA depois de março. Contudo, é necessário que essas pessoas tenham tido um visto canadense nos últimos 10 anos ou possuam um visto americano temporário válido - tipo o de turismo ou intercâmbio, por exemplo.


Como funciona a eTA / AEV

  • O que é: é um cadastro online vinculado de forma eletrônica ao passaporte.
  • Como fazer: acesse a página de aplicação, preencha informações básicas como nome, e-mail, número do passaporte e responda algumas perguntas.
  • Quanto custa: apenas C$7 (sete dólares canadenses), pagos com cartão de crédito internacional - obs: o visto regular para o Canadá custa em torno de R$500!
  • Quanto tempo leva: poucos minutos para o preenchimento. De acordo com o vídeo explicativo oficial, na maioria dos casos a aprovação da AEV também ocorre em alguns minutos, logo após o envio dos dados.
  • Por quanto tempo é válida: a validade máxima é de 5 anos - se o passaporte expirar antes desse período, a eTA expira junto.
  • Quando pode ser usada: quando o visitante entrar por via aérea no Canadá e desejar permanecer no país por até 6 meses consecutivos. Estadias maiores requerem vistos como o de estudante, trabalho ou outras modalidades (consulte todas as opções de vistos canadenses). 

Você pode encontrar mais informações sobre a AEV - Autorização Eletrônica de Viagem - aqui (em português de Portual) ou aqui (em inglês). Tem até um artigo todo em português explicando como preencher os dados do formulário da eTA.


-> Confira também o que expliquei sobre o Express Entry, o novo programa de imigração que seleciona quem deseja se tornar um cidadão canadense.

Conclusões:

- A chegada da eTA facilitou a situação apenas de uma pequena parcela dos brasileiros, que são os que possuem visto de turista americano (ou outros tipos de visto temporário válido) ou que visitaram o Canadá na última década;
- Para quem se enquadra nos requisitos da eTA, não vale a pena em termos de tempo e dinheiro tirar  o visto canadense agora, compensa esperar pela eTA começar a valer;
- Quem não se encaixa nos dois requisitos, continuará precisando do visto canadense normal. A vantagem é que quando o visto expirar, essa pessoa poderá fazer uma eTA.

Espero que, assim como eu, você também tenha saído daqui entendendo direitinho essa questão de eTA e isenção de visto do Canadá para brasileiros. Se ficou alguma dúvida ou se você sabe de mais detalhes que não abordei nesse artigo, fique à vontade para comentar. Vai ajudar bastante outros brazucas que querem conhecer esse país lindão :)

Um abração e boas viagens para nós!

Artigos relacionados a essa postagem:
Express Entry: sua imigração para o Canadá

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

10 comentários:

  1. Excelente!! Bem explicado e esclareceu minhas dúvidas.
    Grande abraço!! e boas viagens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Janete. Era exatamente esse o objetivo!
      Outro abraço pra vc e tomara que a gente consiga ir pro Canadá logo \o/

      Excluir
  2. Tem que enfatizar que esse "soon", não quer dizer agora, na verdade não existe prazo definido. Também estou nos EUA e com passagem pra abril pro Canada, não existe nenhuma data oficial de quando esse "soon" vai chegar, pode ser em março, pode ser daqui a 10 anos. Quem tem viagem marcada não pode correr o risco se o prazo estiver curto. Eu mesmo iniciei ontem o processo do visto online, 100CAD de taxa.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Henrique. Mas sabe que andei lendo sobre essa questão e acho que é pura especulação? De fato, não há uma data exata para a eTA valer para os brasileiros e o "soon" abre margem para dúvidas. Só que eu penso assim: se o Canadá não estivesse realmente planejando aplicar essa mudança próximo a março, por que divulgariam uma nota oficial dessas? Não faz sentido eles anunciarem algo desse tipo e depois cancelarem, porque imagino que a decisão do anúncio tenha ocorrido após muita análise e planejamento. Claro que eu posso estar errada e, na ausência de fatos concretos que nos permitam alguma conclusão, preferi não postar nada a respeito aqui no Mundo de Viajante. Mas você tem toda a razão quando diz que "Quem tem viagem marcada não pode correr o risco se o prazo estiver curto". Eu mesma estava planejando ir para o Canadá agora em março - já nem sei mais se essa viagem dar certo, mas enfim - e já tirei meu visto canadense normalmente. Porém, pra quem não tem pressa, compensa esperar pra ver. O jeito é aguardar março e ficar torcendo para a eTA realmente rolar... mesmo pra nós que já tiramos o visto, vai facilitar futuras renovações :)

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que com o eTA só é válido realizar viagens de avião. Nada de carro ou navio.
    Exemplo: Está nos EUA viajando e quer alugar um carro para ir até o Canadá? Com o eTA isso não é possível.

    Porém, quem tem visto americano válido ou já foi para o Canadá nos últimos 10 anos tem menos burocracia para tirar o visto de turismo do Canadá, pois fica isento de documentação financeira.
    O visto de turismo tem a mesma validade do passaporte.
    Sinceramente eu acho essa a melhor opção, pois fica sem limitação nenhuma. O visto pode ser feito 100% online pela própria pessoa, não tem entrevista nem nada, ou então fazer por meio de uma agência.
    Boa viagem! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Rod. Até coloquei ali no post, mas é bom frisar essa questão da entrada apenas por via aérea.

      Quanto à emissão do visto canadense, acho que eles facilitam da mesma forma para quem tem visto americano vencido. Meu namorado tinha visto vencido e eu tinha visto americano de turismo válido, e o processo para retirada do visto canadense ficou igual para nós dois. Vamos ver se sai um post sobre esse assunto hehe!

      Obrigadão pela visita e pelo seu comentário complementando o post. Grande abraço e boas viagens pra gente :)

      Excluir
  5. MAYUMI, poderia me tirar uma dúvida. Irei ao Canadá em Agosto e tenho visto americano válido. A minha dúvida é que reservei 01 dia para atravessar a fronteira (tipo bate e volta) e visitar BUFFALO (NY). Será que terei problemas por viajar somente com o AEV ? Lembro que chegarei ao Canadá e também sairei exclusivamente por via aérea. Eduardo Limoeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo! Na teoria, se a AEV estiver valendo para brasileiros até a data da sua viagem, você pode viajar só com ela nessas condições, sim. Mas veja bem: esse artigo foi postado antes de 15 de março, quando ainda não estava claro se a autorização eletrônica seria ampliada ao Brasil ou não a partir dessa data. Consultei hoje o site oficial do Canadá e encontrei uma mensagem atualizada nesse link: http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16 De acordo com essa página, mesmo agora em abril a AEV não foi estendida e não há uma data prevista para que isso ocorra. Pelo que entendi, a expansão só ocorrerá depois que a AEV for "completamente implementada" para os cidadãos de países que não precisavam de visto para entrar no Canadá. Talvez estejam ocorrendo problemas com esse primeiro pessoal e o governo ainda esteja ajustando alguns processos dessa nova forma de ingresso.

      Como a sua viagem é só em agosto, pode ser que a autorização eletrônica já seja válida para brasileiros até lá, mas confesso que acho improvável. O que eu faria se estivesse no seu lugar e lhe aconselho, é esperar mais um pouco e monitorar aquele link ali de cima e o site em geral, para ver se surgem novidades sobre o assunto. Se não for publicado nada oficial em até uns 2 meses antes da data do seu embarque, tire o visto de turismo canadense regular, para garantir. Tirei o meu em fevereiro deste ano e ficou pronto em 24 dias corridos.

      Belezinha? Qualquer dúvida me avisa. Um abraço e boa viagem!

      Excluir
    2. Olá,anônimo12 de abril de 2016

      Quanto a essa dúvida:
      MAYUMI, poderia me tirar uma dúvida. Irei ao Canadá em Agosto e tenho visto americano válido. A minha dúvida é que reservei 01 dia para atravessar a fronteira (tipo bate e volta) e visitar BUFFALO (NY). Será que terei problemas por viajar somente com o AEV ?

      Você não poderá usar o ETA para entrar no Canadá vindo por terra (carro ou a pé por exemplo na travessia da Rainbow Bridge) ou água (navio, balsa entre Seattle e Vancouver por exemplo). O ETA, se vier a ser implementado servirá somente para entradas aéreas, informação oficial do site do Canadá e a mesma do Consulado em São Paulo, via e-mail, mas...

      ...indico que você faça contato diretamente com Consulado do Canadá por se tratar de uma dúvida de uma hipótese. Digo hipótese pois o ETA não está implementado e porque sua dúvida é muito específica, mas com certeza será de muita gente se esta ferramenta for de fato implementada, e explico.

      Quando você saia do Canadá para os EUA, as saídas não eram consideradas saídas, tanto é que quem possuía o antigo visto canadense de única entrada - que permitia uma única entrada no país - podia sair e entrar no Canadá para e dos EUA quantas vezes quisesse, por qualquer modalidade, sem problema. Mas o visto de única entrada era um vista. Para o ETA, será que essa política de não considerar saída para os será aplicada, mantida?

      Qualquer resposta não oficial sobre algo tão especifico como é sua dúvida será especulação.

      E-mail do consulado para estas dúvidas. Eles às vezes demoram, mas respondem:
      spalo-immigration@international.gc.ca

      Excluir
    3. Muito obrigada por contribuir com essas informações, Gil!

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.