Sites de pegar carona na Europa


Sabe quando você está viajando e quer ir de uma cidade à outra? Aí bate aquele bloqueio mental só de pensar em procurar passagens aéreas, de trem ou de ônibus.

Acho que a febre das companhias aéreas low cost criou uma falsa impressão de que é muito barato e simples viajar de avião para todos os lados. Não é bem assim. Quem mais se beneficia dos preços super baixos são pessoas que acompanham as ofertas e as aproveitam logo nos lançamentos. Com o passar do tempo, já não é mais tão atrativo assim. Principalmente se você decidiu fazer uma trip sem planejar muito!
Pessoalmente, tenho evitado pegar aviões para trechos curtos a menos que o preço compense muito. É uma boa forma de cortar procedimentos chatinhos como check-in e transporte do aeroporto ao Centro. Sem falar nos rígidos limites de bagagem!

Como alternativas tradicionais, sobram os ônibus e os trens. Eles podem ser boas opções: seguros e com garantia de horários de partida e chegada (ainda que nem sempre pontuais).
Mas às vezes não há disponibilidade nos dias, horários ou trechos que você deseja. Ou, simplesmente, você quer opções mais baratas e, até mesmo, mais confortáveis.

Para esses casos, os sites para pegar carona são uma ótima solução.


Sites de pegar carona na Europa - Carpooling



O Carpooling foi o primeiro que usei e aprovei.
Até o momento em que escrevi esse post, eles movem mais de 1 milhão de pessoas por mês, em 5000 cidades espalhadas por 45 países. O cadastro é gratuito e o preço da carona é definido pelo motorista.
Os motoristas cadastrados lançam suas ofertas de carona, os pontos de partida e de chegada. Você filtra o que interessa e entra em contato através do anúncio para participar. Também é possível cadastrar um roteiro desejado e programar alertas por e-mail para caso algum motorista o ofereça.

Usei o Carpooling para ir de Berlim a Halle. O motorista era um alemão que não falava quase nada de inglês. Junto comigo também pegaram carona outro alemão e mais um cara que falava árabe (não me recordo a nacionalidade dele).
Confesso que no meio das conversas em alemão e árabe (que não desligava o celular) me bateu um medinho de estar ali entre eles, sem garantia nenhuma de segurança. Mas no final deu tudo certo! Tão certo que o simpático motorista levou eu e minhas duas malas grandes até a porta da casa da amiga que eu estava indo visitar.

A segurança, aliás, é mensurada pela reputação dos motoristas no site. Cada um tem seu perfil com fotos, verificações e feedbacks dos caroneiros. Pontualidade e simpatia também são avaliadas.
Quanto ao preço, eu pesquisei e foi bem mais barato do que qualquer trem. Ônibus não era uma opção para o meu trajeto.

Com essa experiência, senti que o Carpooling é mais próximo de um serviço do que de uma oportunidade para socializar.


Já o BlaBlaCar eu achei o contrário.

Sites de pegar carona na Europa - Blablacar

Aqui também é evidente a questão da oferta de carona paga, mas o lado social me pareceu bem mais forte do que no Carpooling. Até pelo blabla no nome, já se percebe que vai rolar um social.
Claro que nem todos os motoristas querem ficar tagarelando a viagem inteira. Mas você tem que sentir a vibe deles. Alguns estão mais interessados em ter alguém para distrai-los do que em rachar a gasolina de fato.
Muitas das pessoas que oferecem carona fazem aquele trajeto com frequência. Exemplo: quem trabalha para o governo federal em várias cidades; gente que visita a família distante nos finais de semana ou estudantes que moram em uma cidade e fazem pós na outra. Assim, o "serviço" é a forma que eles encontraram para tornar esses percursos frequentes menos entediantes.
Ou seja, se a sua pretensão é ir dormindo a viagem inteira, talvez esse site não seja uma boa ideia! Até porque os motoristas podem avaliar os passageiros e assim você vai receber feedbacks ruins...

O BlaBlaCar também é gratuito para se cadastrar e está disponível em vários países.
Alguns motoristas geralmente estabelecem o limite de 1 ou 2 mochilas, mas isso não é uma regra. Vai depender também de quanta bagagem os outros passageiros estão levando.

Eu e meu namorado fomos de Budapeste à Bratislava de carona pelo BlaBlaCar. Foi uma experiência ótima. Nem precisamos dividir o carro com outros passageiros. O motorista era um diplomata, gentil e pontual. Conversamos um pouco e ele nos contou que quando era mais jovem costumava pegar carona também, mas diretamente na beira da estrada. Na opinião dele, agora temos a vantagem de contar com a internet pra agendar dia e horário com a carona.
Na mesma linha do motorista alemão, esse de Budapeste foi bem solícito. Como falava o idioma local, foi pedindo informações e nos deixou exatamente onde queríamos.

Atualização: Carpooling e BlablaCar se uniram recentemente e, a partir de agosto/2015, somente o BlaBlaCar.co.uk estará no ar. Os perfis cadastrados no Carpooling não serão transferidos para o BlaBlaCar

Existem outros sites similares a esses dois, mas preferi indicar só os que eu já testei :)

E você, já usou algum desses? Gostaria de recomendar outro que não está aqui?


Posts relacionados:
10 pontos turísticos gratuitos em Budapeste (Lado Pest)
Viajar barato: 4 dicas para economizar em viagens internacionais


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

4 comentários:

  1. Usei o BlaBlaCar para ir de Praga (República Tcheca) à Wroclaw (Polônia) e foi super tranquilo. Era um casal que estava de mudança e, apesar das tralhas que carregavam no carro, foi uma viagem tranquila e com papos interessantes. E é claro, metade do preço do ônibus para o mesmo trajeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show! Nunca peguei carona com casais, deve ser bem bacana mesmo.
      Obrigada por compartilhar a sua experiência ;)

      Excluir
  2. Vou pra Europa agora em agosto e fiquei tentado a fazer esse teste!!

    Valeu pela dica :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!

      Faz sim, você não vai se arrepender. Se a viagem já está marcada, de repente seria interessante cadastrar os alertas dos roteiros desejados, como eu comentei ali no texto.

      Obrigada pela visita e tenha uma ótima viagem!

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.