O Ano Novo Chinês


O Ano Novo Chinês de 2015 está chegando!

Lembrei dos últimos dois anos, quando pude comemorar essa data tão importante lá no outro lado do mundo. Por duas vezes!
Foram experiências maravilhosas e bem diferentes uma da outra, que me ensinaram muito sobre a cultura desse país incrível e cheio de peculiaridades.

Pra matar a saudade, vou explicar como é esse tal de Ano Novo Chinês e contar o que eu vi por lá.


Quando é comemorado

Enquanto nós brasileiros estamos no clima do carnaval, os chineses, que adoram ser diferentes, estão às vésperas do Ano Novo.

Na verdade, o Ano Novo Chinês não tem um período fixo como o nosso carnaval. Para eles, as datas são definidas com base no calendário lunar e não possuem uma data fixa correspondente no calendário ocidental. O nosso 2015, por exemplo, é o 4713º ano deles. As comemorações desse ano começam em 19 de fevereiro e seguem por aproximadamente 15 dias. 

Apesar da adoção do calendário lunar para o Ano Novo, o calendário utilizado no dia a dia da China é o ocidental mesmo. Documentos oficiais e períodos letivos, por exemplo, são datados com os nossos tradicionais dias, meses e anos. E se você perguntar pra qualquer um na rua "que dia é hoje?", pode ficar tranquilo que eles não vão responder algo tipo "é o quinto dia da fase X da lua...".


Como funciona

Cada ano não é simplesmente mais um ano novo. É temático! Olha que legal: todo ano é relacionado a um animal, totalizando 12 animais e completando, assim, um ciclo. Os animais são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco, seguidos nessa ordem.

Diz a Wikipedia que esses animais são os que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Como eles gentilmente se apresentaram, Buda os transformou em signos da Astrologia Chinesa.

E o povo leva isso a sério mesmo! Cada animal tem um conjunto de significados. Esse ano, por exemplo, é a vez da cabra. Acredita-se que ela traz paz, harmonia e tranquilidade.
Nas casas chinesas é bem comum encontrarmos uma rodinha vermelha com todos esses animais. Geralmente é usada como um enfeite de parede:

Ano novo chines - Animal de 2015

O Ano Novo Chinês é a data comemorativa mais importante do país. 
Também é o feriado mais longo de todos. Por esse motivo, os chineses geralmente o aproveitam para viajar. Tradicionalmente, os mais jovens saem das capitais onde trabalham para visitar a família no interior.

Atualmente, porém, isso tem mudado. Muitas famílias chinesas que possuem uma situação financeira melhor costumam viajar a turismo. Isso significa que qualquer ponto turístico da China estará lotado. O mesmo vale para praticamente todos os países asiáticos e muitos outros fora da Ásia: chineses para todos os lados. Falo por experiência própria! Em 2014 aproveitei o feriado para viajar para El Nido (nas Filipinas). Encontrei tantos olhinhos puxados falando mandarim que, por alguns momentos, eu achava que ainda estava na China.
Apesar de todo esse movimento ser bem mais intenso no Ano Novo, vale observar que os chineses estão cada vez mais passeando pelo mundo todo. 


Mas então tem um feriadão de duas semanas?

Não exatamente. Isso varia de empresa para empresa.
O que ocorre na prática é que os chineses (e estrangeiros que trabalham para eles) precisam repor vários desses dias de "feriado" nos finais de semana anteriores e posteriores ao período de Ano Novo. Ou seja: os dias não trabalhados que se recebe de fato, são só uns 3 ou 4.

Empresas internacionais que fazem negócios com chineses sabem que essa é uma época bem tumultuada. É normal ocorrerem atrasos de importações, emails não respondidos e algumas atividades, digamos, não feitas da melhor forma possível. Já ouvi dizer que vários funcionários chineses saem para o feriado e não voltam mais. Claro que também há muitas empresas responsáveis que honram seus compromissos. Tem de tudo um pouco!
E vamos combinar que a última semana de dezembro também não é lá muito produtiva aqui no Brasil, não é mesmo?

Costumes

Assim com nós costumamos vestir branco, ir à praia, fazer um jantar caprichado e refletir sobre o ano que passou e o que virá, eles também têm seus costumes. Se você analisar bem atentamente, até que alguns são bem parecidos com os nossos. 
Na verdade, o Ano Novo Chinês pega um pouco do nosso Natal e Réveillon. Olha só:

Presentes: os mais velhos costumam dar envelopes vermelhos com dinheiro para os mais jovens. Se o branco, para nós, traz paz, eles consideram o vermelho um símbolo de felicidade, virtude e sinceridade. 
Será que é por isso que o Papai Noel veste vermelho? :D


Envelope usado no ano novo chines

Amigos e familiares também costumam trocar pequenos presentes. Chocolates atualmente são bem populares, principalmente o Ferrero Rocher. Acho que, talvez por ser uma marca ocidental bem consolidada, eles acham chique para presentear. Aliás, eles amam tanto o Ferrero que fizeram até uma imitação bem caprichada. Repare na diferença de preços:


Chocolates dados de presente no Ano Novo Chines

Ainda no quesito "presentes", também tem o dos filhos para os pais. Nesse caso é mais quando os filhos já são adultos, moram em outra cidade e ajudam ou sustentam os pais. A reunião de Ano Novo é a oportunidade de os filhos mostrarem que estão sendo bem sucedidos. Pode ser bancando uma festa, comprando comidas, levando presentes mais caros e/ou contando as novidades financeiras.

Entenda que, como a China é grande, nem sempre é fácil chegar a outras cidades. Muitas famílias, separadas pela distância e pela pesada rotina de trabalho, só se veem uma vez ao ano (no Ano Novo!).

Decoração: algumas feiras locais são montadas exclusivamente para vender os artigos decorativos e outros instrumentos para a ocasião. Assim como o nosso Natal, o Ano Novo deles é cheio de vermelho e dourado. E tem até árvores:

Decoração de árvores laranjas para o Ano Novo Chines
Árvores enfeitadas com laranjas no hall de entrada do meu prédio
Decoração de luminárias para o Ano Novo Chines
Luminárias na entrada do condomínio

Fogos de artifício: assim como nós, no Réveillon, eles também soltam foguetes. Mas não é só para comemorar ou saudar o ano que está chegando. As explosões também são uma forma de afastar espíritos malignos.

O Ano Novo Chinês no Brasil

Se os estrangeiros comemoram Natal e Réveillon (nas nossas datas tradicionais) na China, os chineses fazem o mesmo para o Ano Novo Chinês.
No Brasil, as maiores celebrações ocorrem em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde há grande concentração de chineses.

São só os chineses que comemoram o Ano Novo em datas diferentes?

Não. Vários outros povos o fazem, mas não necessariamente seguindo as mesmas datas da China.
Esses povos estão os japoneses, judeus, hindus, entre outros.


O que você achou do Ano Novo Chinês?
Já presenciou alguma data comemorativa mundo afora que seja diferente para nós brasileiros? Conta pra gente! :)


--->>> Posts relacionados:
Como tirar visto para a China
As ruas da China


Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

2 comentários:

  1. Legal mesmo! A quantidade de enfeites que eles usam nas casas e basicamente em qualquer lugar nessa época é de arrepiar! Em geral fica tudo muito bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Esses enfeites são muito "a cara da China" hehe. É legal ver essas decorações tão características pelas ruas, dá uma sensaçãozinha de que estamos em um filme :)

      Excluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.