Como tomar a vacina da febre amarela e emitir o Certificado Internacional (CIVP)


A vacina da febre amarela é um requisito para a entrada em vários países. E quando você descobre que o país para onde está indo exige essa vacina, não basta simplesmente tomá-la e querer embarcar no avião em seguida. É necessário ter tomado a vacina com no mínimo 10 dias de antecedência à data da partida, além de ter o tal CIVP, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia CIVP
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP


A boa notícia é que tomar a vacina e emitir o certificado é bem simples, gratuito e nem dói hehe. E o melhor: a validade da vacina é de 10 longos anos! Sabendo disso, não custa nada - literalmente - se organizar agora e ter menos uma coisa pra se preocupar nas próximas viagens, certo?

Aí você pensa: "errado. Nem planejo ir pra nenhum dos países que exigem a vacina." Mas vaaai que aparece uma mega promoção? Que algum amigo ou parente seu vai morar lá e você resolve visitar? Que um dos seus voos faz uma conexão longa e você quer descer? Que dá um surto de febre amarela e novos países começam a pedir a vacina? Hein hein? A gente nunca sabe... melhor já deixar tudo pronto, vai por mim!

Convencida dos meus próprios argumentos, tirei meu CIVP agora em outubro/2015. Aproveitei e reuni aqui embaixo todas as informações que você precisa pra emitir o seu também. Confira:

Quais países exigem a vacina da febre amarela


A ANVISA disponibiliza uma lista bem completa e atualizada, especificando onde é exigida a vacina e onde é apenas recomendável que você a tome. A situação da malária e outros requerimentos de vacinação também estão especificados nessa lista (em inglês).

Onde tomar a vacina da febre amarela

No posto de saúde mais próximo à sua casa. Onde fui não foi preciso agendar horário, cheguei e fiz na hora, apresentando apenas a minha caderneta de vacinação e o cartão do SUS - aconselho levar também a carteira de identidade, para garantir. Verifique como funciona na sua unidade, pois talvez haja algum horário específico para vacinação.

Acredito que também seja possível aplicar a vacina em instituições particulares. Não vai ser gratuito, mas caso você prefira...

Quando for se vacinar, avise o profissional de que você pretende retirar o certificado internacional e peça um comprovante da vacina da febre amarela. De acordo com o site da ANVISA, esse comprovante precisa ter os seguintes dados: data da administração da vacina, lote da vacina, profissional que realizou e identificação da unidade de saúde.
Dados da vacina da febre amarela no cartão de vacinação
Comprovante de vacinação contra a febre amarela
Meu comprovante foi uma folha A4 com meus dados e as informações de todas as vacinas que já tomei. A atendente do posto de saúde imprimiu na hora para mim.

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

Dependendo do local de emissão do CIVP, pode ser solicitado (ou não) um pré-cadastro no site da ANVISA. O atendente me explicou que é aconselhável se cadastrar, porque caso o sistema esteja fora do ar no momento que você for emitir o certificado, se o seu cadastro já estiver pronto eles conseguem gerar o CIVP manualmente. Porém, se não houver um cadastro prévio, isso não será possível.

O cadastro é feito nessa página, clicando em "Cadastrar Novo". Eles pedem apenas informações bem básicas:
Cadastro no site da ANVISA

Note que no campo "Documento Oficial" é possível escolher entre várias opções. Minha dica é não optar pelo passaporte, porque ele expira e o número vai trocar. Como esse número ficará atrelado ao seu certificado internacional por 10 anos, é bom utilizar um documento com número permanente, tipo o RG. Inclusive, sempre será necessário viajar com esse documento escolhido para comprovar que foi você mesmo que tomou a vacina, pois o CIVP não possui foto.

O próximo passo é procurar um centro de atendimento da ANVISA. Aqui em Florianópolis, por exemplo, o único local que emite o certificado fica no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O atendimento é realizado em horário comercial - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h - e é bem rapidinho, leva menos de 10 minutos. Lá eles não exigem que o viajante agende um horário para fazer o certificado internacional, mas outros centros podem pedir, então vale a pena confirmar antes de ir. O agendamento é feito no mesmo site do cadastro.
ANVISA no Aeroporto Hercílio Luz
Entrada da ANVISA no Aeroporto Hercílio Luz
Fica naquela portinha, bem escondida, ao lado do portão de desembarque

Quais documentos levar

Apenas dois: o comprovante de vacinação contra a febre amarela entregue no posto de saúde e o documento escolhido no cadastro da ANVISA. Levei o passaporte também, mas acabou não precisando.

Ah, falando em passaporte, já aviso que o CIVP não fica anexado a ele. Na verdade o CIVP é apenas um papelzinho que eles entregam e que não podemos rasurar nem plastificar. Pra manter ele conservado e nunca esquecer, minha dica é anexar ao passaporte com um clips.
Certificado Internacional de Vacinação anexado ao passaporte
Certificado Internacional de Vacinação anexado ao passaporte

Já tomei a vacina, mas a minha viagem será em menos de 10 dias. Posso embarcar?

Sinto muito, mas não. A menos que você seja muito sortudo ou dê um jeito de passar despercebido, poderá ser barrado tanto no embarque no Brasil quanto no desembarque do país de destino.

Em até 10 dias a partir da vacinação, ainda é possível ser contaminado pela febre amarela. Portanto, planeje-se com antecedência!

Posso tomar a vacina e pedir para alguém ir na ANVISA fazer o certificado internacional para mim?

Somente se essa essa pessoa tiver uma procuração autorizando. Pais também podem fazer a emissão do CIVP em favor dos filhos menores de idade.

Informações extra sobre o CIVP

De acordo com a ANVISA, "para casos em que a vacinação for contraindicada deverá ser emitido o Atestado de Isenção de Vacinação".  A emissão deste atestado pode ser realizada pelo médico e recomenda-se a utilização deste modelo de atestado de isenção.

Em caso de perda ou roubo do certificado internacional de vacinação, uma 2a via pode ser retirada em qualquer centro de atendimento da ANVISA.

Mais sobre cuidados com a saúde em viagens

O atendente da ANVISA foi super atencioso e disse que o site da ANVISA fornece várias informações sobre doenças e cuidados que os viajantes devem ter em diferentes países. Tem até um Guia de Bolso da Saúde do Viajante disponível para download.
Guia de Bolso da Saúde do Viajante
Guia de Bolso da Saúde do Viajante

É isso! Caso você tenha dúvidas ou saiba de alguma informação que está faltando aqui, por favor manifeste-se nos comentários. E não esqueça de recomendar esse post para os amigos viajantes :)


Abraços e boas viagens para nós!


Artigos relacionados a essa postagem:
Qual é o melhor tipo de mala de viagem?
Como viajar sem saber falar inglês ou outro idioma local

Se você curte os artigos do Mundo de Viajante, cadastre-se aqui para receber os próximos posts no seu e-mail. É gratuito e eu prometo que nunca enviarei nenhum spam!

Para não perder nenhum conteúdo, acompanhe-nos também pelo Twitter e Facebook.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Mayumi Tsuruyama

Me formei em Administração por adorar o universo empresarial. Mas também sou freelancer e blogueira, por amor ao mundo e à liberdade. Encaro todas as viagens que já fiz e ainda farei como trajetos de uma viagem maior, que é a vida. Seja como turista, estudante, trabalhadora ou mochileira, viajar me completa. E eu ainda tô longe dos 100%!
    Comentar via Blogger
    Comentar via Facebook

15 comentários:

  1. Ao tentar fazer o agendamento da vacinação pelo site da Anvisa, está dando erro. Alguém está com este problema também ? E no posto de saúde informam que o agendamento é feito apenas pelo site :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é normal o site da ANVISA sair do ar, mas depois volta. Lembro que quando tentei fazer o cadastro para uma amiga, não estava funcionando. Depois tentei novamente e consegui, só não tenho certeza se foi no mesmo dia ou em outro dia. O próprio funcionário da ANVISA falou que o sistema estava fora quando fui emitir meu CIVP no computador dele, mas estranhamente estava funcionando no computador do colega. Vai entender, né... :)

      Excluir
    2. Espero tbm que volte logo rsrsrs
      Pior que no meu caso, já entei de diversos computadores e celulares.E sempre a mesma coisa. Ao abrir o agendamento, a tela de agendamento abre e fecha...
      Bom, vou ter mesmo que checar sempre e esperar. Em último caso, vou no posto mesmo sem agendamento e vejo o que pode se feito...
      Obrigado Mayumi ! ;)

      Excluir
    3. Hmm é verdade! Testei aqui e toda vez que clico em "Pesquisar", sou direcionada para a mesma tela de busca que acabei de preencher. Não me pareceu que o sistema está fora, mas sim algum tipo de bug do site mesmo.
      Talvez o que você pode fazer é já insistir no posto (pra ganhar tempo), dizendo que não está conseguindo agendar, ou tentar algum outro posto da sua cidade que aceite vacinar sem agendamento, ou entrar em contato com a ANVISA pra ver se rola fazer o agendamento por outro canal ou verificar com eles se o erro do site vai ser corrigido em breve.

      Depois me conta se conseguiu hehe. Boa sorte!

      Excluir
  2. Que post excelente, me ajudou muito. Fiquei um pouco receoso porque no postinho de saúde não me deram um comprovante de vacinação completão como o teu, apenas anotaram os dados na caderneta de vacinação e disseram que seria aceito pela ANVISA. Eu não precisei agendar atendimento não, mas de fato a própria ANVISA me informou que o pré-cadastramento é necessário. Obrigado por todas as infos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, doisbits <3
      Bom saber que não é todo postinho de saúde que dá o comprovante como o meu. Valeu por contar a sua experiência, acredito que vai ajudar os próximos leitores com essas infos extra!
      Um abração e boas viagens para nós ;)

      Excluir
  3. O mais completo! Parabens! Estava ficando louco. Sabe me dizer se no Ecuador realmente pedem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado, Sr. Gouveia! Olha, não posso garantir porque nunca fui pra lá e também não conheço muitas pessoas que tenham ido. O ideal é tomar pra garantir, né? Pode ser que eles peçam e dê problema na imigração ou, ainda, que eles não peçam mas você corre o risco de ficar doente... como vale por 10 anos e para vários países, acho que o esforço compensa!

      Excluir
  4. Sou do Rio de Janeiro e estou planejando uma viagem para Florianópolis em maio. Preciso tomar a vacina contra a Febre Amarela? É obrigatório? Ou posso viajar sem a vacina?

    ResponderExcluir
  5. Sou de Florianópolis e estou planejando uma viagem para a Europa, mas dando um pulo em Cabo Verde. Suas informações foram de grande valia. Parabéns pelo artigo! Está muito bem escrito, de forma clara e didática, com as imagens ainda por cima... enfim, um tutorial completo. Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre legal encontrar a galera de Floripa por aqui :D Muito obrigada pelos elogios, Guilherme! Fico feliz em ter ajudado. Um abraço e boa viagem!

      Excluir
  6. ótimo post!!! obrigada pela ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  7. Por favor atualizar as informações sobre o horário de funcionamento da ANVISA do aeroporto Hercilio Luz, que desde dezembro do ano passado(2017) esta trabalhando de segunda a sexta das 10:00hrs as 16:00hrs, também é necessario que faça um pré cadastro no site da Anvisa, bem como trazer um comprovante de viagem alem da carteira de vacinação e um documento oficial com foto para o dia da emissão do certificado. *Lembrando que a ANVISA só irá emitir o certificado internacional para quem for viajar ou fazer conexão em um país que EXIJA a vacina. :)

    ResponderExcluir

O que achou do artigo? É sempre gostoso ler as opiniões e contribuições de quem passa por aqui!
Se tiver alguma dúvida, leia a Política de comentários do Mundo de Viajante.